O projeto “Agente Cuida Sim” é uma iniciativa do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), através da Secretaria Municipal de Saúde de Biguaçu e Instituto de Saúde e Educação Vida (Isev), cujo objetivo é pensar conjuntamente com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) estratégias para lidar com as dificuldades no seu dia a dia de trabalho.

“O projeto se dá através de um grupo de orientação aos ACS realizado semanalmente nas Unidades Básicas de Saúde. Nestes encontros, ocorre uma troca experiências e conhecimentos, contribuindo para que os profissionais se tornem socialmente comprometidos, críticos e reflexivos, aperfeiçoando assim a qualidade de suas ações e serviços”, explica a Assistente Social do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) responsável pelo projeto, Fabiane Bernadete de Souza.

Publicidade

Os Agentes Comunitários de Saúde fazem parte da comunidade onde residem e atuam, eles ajudam a criar confiança e vínculo com as famílias que necessitam dos serviços de saúde, facilitando o contato direto com as equipes de médicos, enfermeiros e demais profissionais de saúde.

ACS destacam os benefícios do projeto

A Agente Comunitária de Saúde, Tania Regina de Farias, da Unidade Básica de Saúde dos Fundos destaca que “nos encontros nós nos sentimos bem à vontade para falar do nosso trabalho e procurar resposta profissional para os questionamentos que recebemos da população e muitas vezes não sabemos como resolver”.

“Sempre resolvemos os problemas da comunidade e principalmente os nossos, pois nosso dia a dia de trabalho é bem complicado já que às vezes escutamos casos que não conseguimos resolver sozinhas. Então trazemos a questão para o grupo e em equipe conseguimos encontrar uma solução’, completa a ACS Sandra Regina Dalpra, da UBS Fundos.

O Secretário Municipal de Saúde, Dr. Heron Felício Pereira, destaca que “atividades educativas são de grande importância para aperfeiçoamento de nossa equipe, ainda mais para os Agentes Comunitários que são o elo entre a comunidade e a Unidade Básica de Saúde” destaca.

Publicidade