Da Assessoria – A manhã desta sexta-feira (15) foi de comemoração em Biguaçu. A Biblioteca Pública Municipal Teixeira de Oliveira completa 73 anos de existência com uma história que vai além de livros e estantes, mas formada por vidas e sonhos dos leitores que frequentaram e frequentam o espaço público até hoje.

Visitada por leitores de todas as idades, a biblioteca abriga um acervo de aproximadamente 12 mil exemplares que é renovado com frequência, permitindo novas experiências aos usuários. O espaço é administrado pela Secretaria Municipal de Educação e conta com o apoio dos bibliotecários Jaqueline Santos Bernardo, Sandra Asolini Vieira, Priscila da Silveira e Antônio Carlos Lopes, que auxiliam a comunidade nas pesquisas e coordenam o empréstimo de livros.

Publicidade

A comemoração dos 73 anos reuniu autoridades do município e comunidade que acompanharam a entrega da Medalha Salim Miguel 2017 aos leitores mais assíduos deste ano nas categorias infantil, adulto e terceira idade.

“Quero parabenizar todos que utilizam este espaço em busca de conhecimento, pois a leitura ajuda na formação do caráter, nos prepara para a vida e nos torna cidadãos melhores”, comentou o vice-prefeito Vilson Norberto Alves.

(Foto Paulo Rodrigo Ferreira – DICOM PMB

Alves anunciou também que no próximo ano a biblioteca deverá ter novas instalações, novo acervo e um investimento em equipamentos de informática na ordem de R$ 200 mil, provenientes de emenda parlamentar do deputado estadual João Amim.

Para a secretária municipal de Educação, Kátia Roussenq Bichels, “comemorar os 73 anos da biblioteca é um momento especial. Estarmos rodeados de livros e amigos amplia nossos horizontes e nos ajuda a transformar o mundo”.

Com referência ao princípio da IFLA/Unesco (Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias), a bibliotecária Jaqueline Santos Bernardo cita que “o principal objetivo da biblioteca pública é fornecer recursos e serviços em diversos suportes, de modo a ir ao encontro das necessidades individuais ou coletivas, no domínio da educação, informação e desenvolvimento pessoal, e também de recreação e lazer. Este é o princípio básico para alcançamos o sucesso de uma biblioteca.”

Após a premiação dos leitores, foi realizado o corte do bolo, que foi prestigiado pelo secretário municipal da Receita, João Luiz Luz, pelo vereador Élson João da Silva e comunidade.

Interessados em colaborar com a doação de livros podem procurar a biblioteca. O material ofertado será analisado e estando em boas condições passam a integrar o acervo. A Biblioteca Pública Municipal Coronel Teixeira de Oliveira fica situada na Rua Hermógenes Prazeres, 59, bairro Centro e o horário de atendimento é das 8h às 19h. No mês de janeiro, em razão das férias escolares, o atendimento será das 9h às 15h, voltando ao normal no mês de fevereiro.

Salim Miguel

Escritor catarinense, autor de mais de 30 obras. Nasceu no Líbano e veio com a família para Biguaçu quando tinha seis anos de idade. Salim Miguel viveu os últimos anos de sua vida em Brasília, Distrito Federal, onde morreu aos 92 anos em 22 de abril de 2016.

Confira os leitores premiados com a Medalha Salim Miguel 2017:

Categoria Infantil

1º Lugar – Niara Villanova

2º Lugar – Karen Stefany

Categoria Adulto

1º Lugar – Nadir Souza

2º Lugar – Marta Granjeiro Santos

Categoria 3º Idade

1º Lugar – Maria da Glória Goldinho Vieira

2º Lugar – Eugênia Domingos Moraes

Publicidade