O prefeito de Biguaçu, Ramon Wollinger, participou, nesta terça-feira (3), em Florianópolis, da assinatura dos termos de cooperação entre as prefeituras da região metropolitana da capital com a “Seja Digital”, entidade criada por determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o digital da televisão no Brasil.

Em Santa Catarina, os cinco primeiros municípios com previsão de desligamento do sinal analógico – em 31 de janeiro de 2018 – são: Biguaçu, Florianópolis, São José, Palhoça e Paulo Lopes. Após essa data, todos os canais abertos de televisão passarão a transmitir a programação exclusivamente pelo sinal digital.

Publicidade

“Acredito que a televisão ainda seja a maior ferramenta de comunicação e entretenimento do mundo e para algumas famílias é a única forma de acompanharem as notícias ou se divertirem. Para nós da administração é muito gratificante estar assinando este termo de cooperação com a Seja Digital e poder beneficiar várias famílias de Biguaçu”, comentou Wollinger.

Além de Ramon, participaram do ato o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, e o de Palhoça, Camilo Martins, o vice-prefeito de Paulo Lopes, Jucenei de Souza, a secretária de Assistência Social de São José, Rose Bartuchesk, o presidente da Seja Digital, Antônio Carlos Martelletto, a gerente regional da entidade, Cheila Zórtea, e o presidente da Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert), Marcello Petrelli,

Kits gratuitos

Na oportunidade, também ocorreu a apresentação do processo de entrega de kits gratuitos para famílias inscritas em programas sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, entre outros. Os beneficiários têm direito a receber o kit com antena digital e conversor com controle remoto, equipamentos que permitem que televisores antigos tenham acesso ao novo sinal.

O sinal digital permite imagens mais nítidas, som de melhor qualidade e o fim de ruídos, chiados e interferências, comuns no antigo sistema analógico. O propósito dessa nova implementação será a melhoria do sinal 4G das redes de celular.

Para verificar se tem direito a ganhar o kit, o beneficiário inscrito em programas sociais deve acessar o site www.sejadigital.com.br ou ligar para o número 147 (a ligação é gratuita).

Após efetuar o pedido, as famílias serão informadas através de carta ou mensagem de texto sobre o dia e local para fazer a retirada dos equipamentos. Em caso de perda do dia estipulado, será necessário reagendar uma nova data.

Atendimentos

Por meio de parceria entre a Prefeitura de Biguaçu e os Correios, os atendimentos em Biguaçu serão realizados em sala cedida no Mercado Público Municipal Francisco Wollinger, onde funcionará, a partir desta terça-feira (3), o ponto de retirada dos kits gratuitos.

O atendimento aos beneficiários de Biguaçu será às terças e quintas-feiras, das 9h às 12h, e das 13h às 17h. Não haverá entrega de kits na agência dos Correios, apenas na sala do Mercado Público, montada exclusivamente para esse fim.

O Mercado Público fica localizado na Rua João Born, nº 208, Centro de Biguaçu.

Publicidade