Dicom – Solidariedade e conscientização ambiental marcaram as campanhas Lacre Amigo 2017 e Jogue Limpo com Biguaçu, encerradas na tarde de terça-feira (7). Iniciadas no mês de agosto, as campanhas tiveram recorde de participação de escolas das redes municipal, estadual e particular e entidades do município. O prefeito Ramon Wollinger participou do evento de encerramento acompanhado de secretários, vereadores e representantes das entidades que participaram das campanhas.

A Campanha Lacre Amigo é um projeto do Rotary Club de Biguaçu, organizada pela Câmara Municipal de Biguaçu, através da Câmara Mirim, e pela Secretaria Municipal de Educação. A iniciativa, sem fins lucrativos, visa à coleta de lacres de latinhas de alumínio, a fim de reverter a renda arrecadada na aquisição de cadeiras de rodas. O destino será para incrementar o banco de empréstimos de cadeiras do Rotary que atualmente conta com 260 cadeiras, todas emprestadas. No total foram coletados 671,950 quilos de lacres de alumínio, 180 quilos a mais que na edição anterior.

O Colégio Incentivo conquistou o primeiro lugar coletando 128,550 quilos e recebeu como prêmio um tablet, oferecido pelo Rotary Clube de Biguaçu. Em segundo lugar ficou a APAE – Escola Especial Leandro de Azevedo, coletando 86,200 quilos. O aluno de cada uma das escolas vencedoras que mais arrecadou lacre receberá também um passeio ao cinema.

Foram arrecadados mais de 671 quilos de lacres na campanha (Foto: Paulo Rodrigo Ferreira)

Descarte correto evita contaminação

Organizada com o apoio da empresa Recicle Aqui, a Campanha “Jogue Limpo com Biguaçu” teve como objetivo o descarte correto para o óleo de cozinha usado. Foram coletados 1.600 litros de óleo, que armazenados em garrafas pet receberão a destinação adequada, preservando o meio ambiente e evitando a contaminação de rios e mares. “A quantidade de óleo arrecadada evitará a contaminação de mais de 160 milhões de litros de água”, destacou Luiz Mello, responsável pela coleta seletiva no município.

A Escola Básica Municipal Donato Alípio de Campos foi a vencedora, entregando 740 litros de óleo e foi premiada com um aparelho de som. Em segundo lugar ficou o Centro de Educação Infantil Municipal Lindóia, com 378 litros e recebendo uma churrasqueira elétrica. A premiação dos vencedores foi oferecida pela Associação Empresarial e Cultural de Biguaçu (Acibig) e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL).

“É muito gratificante ver a solidariedade e dedicação dos nossos alunos ao participar dessas importantes campanhas.  Quero parabenizar as escolas e as entidades envolvidas neste projeto pela preocupação em ajudar o próximo e pela preocupação e cuidado com o meio ambiente”, destacou o prefeito Ramon.

As campanhas também tiveram participação da Fundação Municipal do Meio Ambiente de Biguaçu (Famabi), da Paróquia São João Evangelista através do Movimento de Irmãos e da Ação Social.

Na oportunidade, o coral Canto do Biguá, formado por alunos da rede municipal de ensino, fez uma apresentação sob a coordenação do professor Gustavo Giassi.

O evento de encerramento contou com a participação da secretária municipal de Educação, Kátia Roussenq Bichels, dos vereadores Douglas Borba, Elson João da Silva, Marconi Kirch, Ricardo Mauri da Silva e Salete Orlandina Cardoso, do diretor da Câmara Mirim, Marcelo dos Santos, da presidente da Acibig, Sandra Molinaro, dos representantes do Rotary José Lincks Siqueira e Jucélio Jacob de Andrade, da embaixadora de Cultura de Biguaçu, Dalvina de Jesus Siqueira e de alunos, professores e diretores das escolas participantes.

Publicidade