A Companhia Catarinense de Água e Saneamento (Casan) executa, nesta quinta-feira (7), a interligação do terceiro e último trecho da adutora de 1200 milímetros (1,20 metro de diâmetro) que trará mais água tratada para os municípios de Florianópolis, São José e Biguaçu. A operação exigirá que a Companhia reduza a vazão e o volume do abastecimento de água tratada para Florianópolis, Biguaçu e São José durante o dia, informa a assessoria.

Esta adutora é a maior tubulação de água tratada da Casan no Estado.  A obra de interligação entre a adutora existente e a que está sendo assentada agora será executada nas proximidades do trevo de acesso ao bairro Forquilhinhas, em São José, a partir de 6h desta quinta.

Publicidade

A previsão é normalizar gradativamente o abastecimento a partir do final da tarde da própria quinta-feira. Contudo, nos bairros mais altos e nas ruas em finais de rede podem demorar um pouco mais para ter retorno pleno da água. A Casan pede a colaboração da população para, na medida do possível, limitar o consumo até o pleno restabelecimento do sistema, que só deverá ocorrer na madrugada de sexta.

Foto: Assessoria

Essa adutora de grande porte, que traz água dos rios Pilões e Cubatão para o Sistema Integrado da Grande Florianópolis, é a principal obra da Casan na Operação Verão 2017-2018. Seu traçado se estende desde a Estação de Tratamento de Água localizada do Morro dos Quadros, em Palhoça, até a entrada da Capital, numa extensão de 15,6 quilômetros. O investimento total da obra é de R$ 24,6 milhões.

Mesmo com a adutora 1.200 mm fechada, uma outra adutora, de 700 milímetros, permanece em operação – por esse motivo, a Casan não prevê uma interrupção no abastecimento, mas sim a redução de pressão e vazão. Moradores do Sul da Ilha e do Norte, que são atendidos por outros sistemas, não serão afetados.

Alterações no trânsito

As obras de conclusão do terceiro trecho da adutora 1.200 mm estão também exigindo modificações no trânsito. Desde terça-feira (5), parte da via marginal da BR-101, no sentido Palhoça-São José (trecho entre a loja da Mitsubishi até o semáforo do trevo de Forquilhinhas) está fechado para o trânsito. Também a Rua Luiz Fagundes, em São José, está bloqueada para a passagem de veículos. Nos dois pontos está permitido apenas trânsito local.

Publicidade