O trânsito no entorno da Praça Nereu Ramos, no centro de Biguaçu, passou a ter nova sinalização a partir da 0h desta segunda-feira. Os veículos que seguirem pela Rua Getúlio Vargas (onde há o terminal de ônibus) deverão obrigatoriamente parar em frente ao Banco do Brasil quando virar à direita para acessar a Rua Coronel Teixeira de Oliveira, ou parar em frente ao Bradesco quando for virar à esquerda para acessar a Avenida Rio Branco.

A preferencial é de quem sai do entorno da praça (Imagem: Google/Arte: Biguá News)

Conforme a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Transporte e a Diretoria de Trânsito (Diretran), “a mudança tem o objetivo de minimizar a formação de filas e proporcionar melhor fluxo de veículos na região central da cidade”.

Na prática, a preferencial nesses dois cruzamentos foram invertidas. A partir de hoje, terão a vez nesses pontos os veículos transitando na rua que passa em frente à Prefeitura e irão acessar a Coronel Teixeira de Oliveira ou a Rio Branco.

Foto: Assessoria

É uma mudança pequena, mas que pode fazer diferença para desafogar o trânsito nos horários de pico para quem está saindo do centro em direção à BR-101. Até então, filas enormes se formavam na rua Hermógenes Prazeres e no entorno da praça, impactando também a Avenida João Pessoa e as ruas adjacentes. Com a alteração, a tendência é que o fluxo flua mais rápido nessas vias.

Foto: Assessoria

Contudo, a Diretran deverá observar se a mudança não impactará na marginal da BR-101, para quem vai acessar o centro via Getúlio Vargas. Outro aspecto a ser analisado é se uma eventual formação de fila de automóveis na Getúlio Vargas não causará transtornos para os motoristas de ônibus, já que a maioria dos veículos de transporte coletivo que param no terminal precisam sair rumo à Avenida Rio Branco – e poderão vir a ficar “fechados” pela fila de carros nos horários de maior movimento.

Publicidade