Dicom – Aconteceu na manhã desta segunda-feira (13), a premiação dos alunos da EBM Fernando Bruggemann Viegas de Amorim participantes da 20ª Olimpíadas Brasileiras de Astronomia e Astronáutica (OBA). O evento nacional tem como objetivo principal difundir o conhecimento astronômico e fomentar o interesse dos jovens pela astronomia, astronáutica e ciências afins. 30 alunos de Biguaçu receberam as medalhas, sendo uma de ouro, 25 de prata e quatro de bronze.

O evento é realizado desde 1998 pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e desde 2005 tem participação da Agência Espacial Brasileira (AEB) e conta com a participação de alunos do primeiro ano do ensino fundamental até o último ano do ensino médio de escolas públicas e particulares de todo Brasil. A OBA acontece dentro da própria escola em uma única fase e dentro de um só ano letivo. Não existe determinação do número de participantes por escola e a participação é voluntária.

As provas acontecem no mês de maio em todos os estabelecimentos de ensino cadastrados e consiste em um número variável de questões, dependendo do nível dos participantes. Uma das questões envolve uma atividade prática a ser desenvolvida pela escola.

“A participação dos nossos alunos em um evento tão importante e em nível nacional é muito bom, mas ver que foram premiados com tantas medalhas nos enche de orgulho e traz a certeza que estamos no caminho certo”, comentou o prefeito Ramon Wollinger.

Paralelo à premiação nacional, aconteceu também a entrega de medalhas para os vencedores da etapa interna da 11ª Mostra Brasileira de Foguetes. A escola realiza a mostra desde 2012 após perceber a necessidade e a importância de despertar a curiosidade científica nos alunos.

Para a diretora da escola, Ana Pimenta Monteiro “a mostra de foguetes é carro chefe da alfabetização científica na unidade, pois envolve tanto os educandos como as famílias que participam ativamente das construções e experimentos anteriores aos lançamentos”.

A secretária municipal de Educação, Kátia Roussenq Bichel destaca também o envolvimento dos educadores no processo. “O olhar mais apurado sob os educandos fez com que cada educador, inseridos neste projeto, acreditassem na potencialidade e criatividade dos educandos”, finaliza.

Participaram também da entrega das medalhas a diretora de ensino, Kátia Bernadeth Silva, professores e familiares dos alunos.

Confira os vencedores:

20ª Olimpíadas de Astronomia e Astronáutica

6º Ano IV

Yago Barros de Oliveira – Bronze

8º Ano II

Jussiele Jenifer de Oliveira Witcel – Ouro

Alex Fernando Neves da Silva – Prata

Arthur da Silva Pereira – Prata

Carlos Daniel Jorge – Prata

Daniel Laércio Clemente – Prata

Gabriel Feijó – Prata

Jabes da Costa Silva – Prata

Kailane Godoi Matos – Prata

Kamilly Leal – Prata

Kemilly Vitória Gutzarh Masutti – Prata

Lucas Hudson Dalla Costa – Prata

Luciano Luiz Bonetti – Prata

Nicolas Cauã Silva – Prata

Paloma Rossa dos Santos – Prata

Raquel Nunes de Oliveira – Prata

Vitória Ferreira de Sousa – Prata

9º Ano I

Carlos Eduardo Teixeira de Pieri – Prata

Diogo Araujo Martinha –  Prata

Hugo Lacerdo Martins – Prata

Ismael Luciano – Prata

Lucas dos Passos Farias – Prata

Ricardo Gilson Mendes – Prata

Robson Diego de Maia –  Prata

Braian Mateus dos Santos – Bronze

Danielly Steiner – Bronze

Loren Padilha de Souza – Bronze

9º Ano II

Edenilson Leonel Nascimento Junior – Prata

João Victor Savi Victoriano Werlich – Prata

Vitor Rafael Sousa Kammer – Prata

11ª Mostra Brasileira de Foguetes

7º Ano IV – Medalhas de Ouro

Gabriel Pereira Santana

Gustavo de Amorim Frutuoso

Vitória Cardoso Correa

8º Ano II – Medalhas de Prata

Carlos Daniel Jorge

Daniel Laércio Clemente

Gabriel Feijó Goulart

Lucas Hudson Dalla Costa

6º Ano I – Medalhas de Bronze

Gabrielly Teixeira Rodrigues

José Filipe

Julia Paz Martins

Mirian Padilha Medeiros

Publicidade