Da Assessoria – Desde a última terça-feira (14), está disponível na internet o link para consulta da posição de espera de pacientes na fila no Sistema Único de Saúde (SUS). Com o Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou Cartão Nacional de Saúde (CNS), o paciente pode verificar sua posição na fila e a previsão de quando será atendido.

O serviço, regulamentado em maio, é da Secretaria de Estado da Saúde e foi criado através da lei 17.066/2017 com o objetivo de dar mais transparência, evitar casos de corrupção na fila e também para planejamento do Estado, permitindo o direcionamento de profissionais e pacientes de acordo com a demanda de cada região.

Publicidade

Em Biguaçu, o prefeito Ramon Wollinger sancionou a lei nº 3745/2017, de autoria do vereador Elson João da Silva, que determina a criação de banner na página oficial do município disponibilizando o link para consulta. O site que é mantido pela Secretaria de Estado traz a lista de espera atualizada dos pacientes por especialidade médica, consultas, exames e intervenções cirúrgicas a que serão submetidos.

“A Prefeitura apoia esta iniciativa do Estado em manter os pacientes informados sobre sua posição na lista de espera. É nosso dever enquanto gestor público trabalhar pela transparência e eficiência nos serviços ofertados à população”, comenta o prefeito.

Ramon, Elson e secretário de Saúde, Heron Pereira (Foto Paulo R.Ferreira)

As consultas podem ser feitas no site da Secretaria de Estado da Saúde através do link https://listadeespera.saude.sc.gov.br que está disponível na página da Prefeitura de Biguaçu no banner fixo “Listas de Espera SUS” localizado na parte  inferior da página ou ainda em link na aba da Secretaria Municipal de Saúde. O site da Prefeitura é www.bigua.sc.gov.br

Publicidade