Há mais de 30 anos Camilo D’Ornellas atua na área de Gestão e Operação para eventos nacionais e internacionais. Foi o responsável pela gestão de segurança de grandes espetáculos como o Rock’n Rio e a Copa do Mundo no Brasil. Ele vem a Florianópolis transmitir um pouco do grande conhecimento que tem na área e suas experiências.

O curso “Operações de Segurança para o Entretenimento”, que acontece nos dias 24, 25 e 26 de novembro, tem como foco operações e segurança para o entretenimento e grandes eventos. Serão abordados temas como gestão de multidão, operações e ações de segurança para o entretenimento, incluindo eventos esportivos. No dia 24 de novembro será realizada uma palestra que tem como foco o processo decisório de ações de crise. No dia 25 terá o curso com o especialista e no dia 26 de novembro será realizada uma visita técnica no estádio do Figueirense, em Florianópolis. “Serão três dias de experiências teóricas e práticas”, diz.

Um dos assuntos mais relevantes tratado no curso será a gestão de segurança voltada para o turismo. Tema essencial para a Santa Catarina, visto os investimentos e incentivos nessa área em todo o Estado.

Que Santa Catarina tem muitos atrativos turísticos, todo mundo já sabe. Os investimentos nessa área são grandes, tanto por parte da iniciativa privada quanto do governo. Temos atrativos para todas as estações do ano, das belas praias disputadas no Verão, ao frio rigoroso do inverno na Serra, e no meio do caminho temos muitas opções de turismo cultural, ecoturismo, turismo de aventura, rural, religioso entre outros. Mas o Estado também tem um viés de turismo de eventos, que geralmente acontece em Florianópolis antecedendo a temporada de verão.

Esse nicho de mercado turístico traz à Capital catarinense, neste ano, mais de 80 mil pessoas, e movimenta milhões de reais. Segundo o Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau, em 2017 serão 136 eventos realizados na cidade. No ano passado, o Brasil era o 15º paíse que mais recebe eventos internacionais, os dados são da International Congress e Convention Association. Nessa pesquisa, Florianópolis era a quarta cidade mais procurada para a realização de eventos internacionais, além do alto índice de realização de eventos nacionais e regionais.

O grande número de pessoas circulando pelos Centros de Eventos e pela cidade, deixa claro a necessidade de um gerenciamento de segurança profissional e de qualidade. E foi pensando nisso, que o curso com Camilo D’Ornellas, o “Papa” no assunto, foi criado.

Camilo D’Ornellas é especialista em Gestão e Operações para Eventos, já foi responsável pela segurança de grandes estrelas internacionais que se apresentaram no Brasil. Ele trabalhou no Rock’n Rio e na Copa do Mundo de 2014, por exemplo. Renomado na área, já foi tema de matérias no Fantástico (https://www.youtube.com/watch?v=Cku5K6fEUVs), no Multishow (http://multishow.globo.com/especiais/rock-in-rio/videos/2838390.htm), entre outros tantos canais.

Além de atuar em grandes eventos, Camilo D’Ornellas é professor de Criminologia e análise Criminal; é pesquisador na Escola de Guerra Naval – EGN em Cenários Prospectivos, é analista de Segurança, Crime e Sociedade; Gestão de Risco, Manobras de multidões e Tecnologia da Segurança, e atua como coach e coordenador de equipes de alta performance. É ainda especialista em cooperação e integração das áreas de Safety & Security; Gestão e Operações de Segurança em Arenas, Estádios e Eventos.

Hoje trabalha como gerente geral de Operações e Segurança no Complexo Maracanã nos jogos de Flamengo e Fluminense. Já atuou como analista de inteligência da Polícia Civil do Rio de Janeiro, trabalhou como consultor de segurança no Rock’n Rio. Trabalhou para a FIFA como responsável pelo atendimento aos Turistas durante a Copa do Mundo, e muito mais.