O Auditório do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), recebe, na manhã desta terça-feira (12), às 10h, o debate “Governança Metropolitana no Brasil, Consórcios Intermunicipais e os desafios na Grande Florianópolis”.

O encontro visa reunir contribuições do meio acadêmico e da sociedade civil no debate sobre a governança metropolitana, especialmente a participação social e dos municípios da instituição da região metropolitana da Grande Florianópolis.

Aberto ao público, sem necessidade de inscrição, o evento é voltado a gestores municipais, integrantes dos poderes judiciário e legislativo e de organizações da sociedade civil, imprensa, pesquisadores, comunidade acadêmica e interessados pelo tema.

Palestrantes

A programação inclui duas apresentações relacionadas ao tema. A primeira com o professor Antônio Sérgio Araújo Fernandes, da Universidade Federal da Bahia (UFB), pesquisador em governança e políticas públicas, apresentando projetos de pesquisa sobre governança metropolitana e consórcios intermunicipais no Brasil em perspectiva comparada internacional.

A segunda palestra será ministrada pela arquiteta e urbanista Bianca Coelho, da Assessoria de Planejamento Urbano da Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis (Granfpolis).

Em seguida, será realizado um debate, com mediação da professora Paula Chies Schommer, da Udesc Esag, sobre possibilidades e caminhos para a promoção da participação social e da governança interfederativa na formalização da Região Metropolitana de Florianópolis.

O evento é promovido pelo grupo de pesquisa Politeia – Coprodução do Bem Público: Accountability e Gestão, da Udesc Esag, e pelo Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (Ibdu).