Carolina Rech – Assessora de Comunicação

Na última quinta-feira (16/11) foi realizado o passeio comemorativo de fim de ano do grupo Movimento Funcional da Unidade de Saúde Tijuquinhas/Estiva, na praia do Calheiros, no município vizinho de Governador Celso Ramos. Durante o dia lindo e ensolarado, foram realizadas atividades ao ar livre em forma de brincadeiras, com dinâmicas reflexivas, distribuição de brindes, além de lanche com frutas, almoço e um café da tarde, encerrando o passeio.

Publicidade

“Agradecemos nossos apoiadores, o presidente da Associação de Moradores de Tijuquinhas (ASMOBATI) Lucas Rosa Vieira, a Coordenadora da Estratégia de Saúde da Família do Isev, Bárbara Manoel, ao vereador Douglas Borba, ao restaurante Ponto do Café e a Secretaria Municipal de Saúde de Biguaçu, que nos ajudaram com doações, para que este passeio fosse possível”, declara a Enfermeira Coordenadora da Unidade Básica de Saúde de Tijuquinhas, Cristiane Silva de Jesus.

Atividades ao ar livre com dinâmicas reflexivas (Foto|: Divulgação Isev)

Grupo de Movimento Funcional

O grupo foi criado em Tijuquinhas em 2016, época em que era realizado na própria Unidade Básica de Saúde com o objetivo de movimentar o corpo, trabalhando ossos e músculos, assim como todos os sistemas corporais, independentemente da idade, melhorando desde o equilíbrio emocional até o cognitivo. Em 2017 as atividades do grupo começaram a ser realizadas na sede oficial da Associação de Moradores de Tijuquinhas (ASMOBATI).

À frente deste grupo está a enfermeira coordenadora da UBS Tijuquinhas, Cristiane Silva de Jesus e a fisioterapeuta do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) Deise de Souza, com o apoio multiprofissional oferecido pela Secretaria de Saúde de Biguaçu e Instituto de Saúde e Educação Vida (Isev) Biguaçu.

“Grupos como este são muito importantes, pois incentivam a prática de atividades físicas, além de realizar diversas atividades que promovem integração e o bem-estar biopsicossocial, que é fundamental para manutenção de nossa saúde”, ressalta a Superintendente Municipal de Saúde, Gê Ronconi.

Publicidade