Publicidade

Três hospitais da Secretaria de Estado da Saúde (SES) alcançaram pontuação alta no Primeiro Ciclo de Autoavaliação das Práticas de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde, promovido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Entre eles está o Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, de Joinville, sob gestão direta da SES, e os Hospitais Florianópolis e o Regional Martinho Afonso Ghizzo, de Araranguá, ambos administrados por organizações sociais. Essas unidades atendem 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina.

A Anvisa adotou como método de pequisa o envio de um formulário eletrônico para os hospitais brasileiros que possuem leitos de UTI adulto. As unidades responderam, voluntariamente, as questões baseadas em 15 critérios de avaliação. Santa Catarina contou com a participação de 47 unidades hospitalares, sendo que 28 foram reconhecidos pela alta adesão às práticas de segurança do paciente.

Publicidade

A autoavaliação foi realizada entre os meses de maio e agosto de 2016, para retratar como os hospitais brasileiros estão cuidando da segurança do paciente. Segundo o que está previsto no Plano Integrado para a Gestão Sanitária da Segurança do Paciente em Serviços de Saúde – Monitoramento e Investigação de Eventos Adversos e Avaliação de Práticas de Segurança do Paciente, este processo de avaliação será realizado anualmente pelo Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS).

Publicidade