A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de São Paulo vai começar, no dia 1º de novembro, a fiscalização por velocidade média em avenidas e rodovias que cortam a capital paulista. Os radares serão posicionados nas avenidas 23 de Maio, dos Bandeirantes e na pista expressa da Marginal Tietê, sentido Castello/Ayrton Senna.

Os radares serão ajustados para medir qual a velocidade média que os veículos usaram para percorrer de um trecho a outro da via. A intenção é que o motorista respeite os limites impostos pela legislação e evite transitar acima da velocidade estabelecida, baixando o ponteiro do velocímetro apenas ao se aproximar dos radares.

Publicidade

Até que a medida seja regulamentada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) – órgão federal competente para tratar do assunto -, a ação será educativa, com cartas de advertência aos motoristas, avisando que eles excederam o limite de velocidade.

A medida visa despertar a conscientização dos condutores, segundo a CET. Contudo, poderá servir de modelo para implantação no restante do país, caso o Contran resolva homologar a regra e autorizar o uso da medida em rodovias federais e estaduais.

 

Publicidade