Mapa digital mostra linhas de ônibus da região metropolitana

Publicidade

Rosália Dors Pessato

Está no ar o mapa das linhas de ônibus da nova rede metropolitana de transporte coletivo, proposta pela Superintendência de Desenvolvimento da região metropolitana da Grande Florianópolis (Suderf) com apoio técnico do Observatório da Mobilidade Urbana da UFSC. O mapa está disponível nas plataformas Google e ArcGis.

Publicidade

“A integração das linhas municipais da região continental da Grande Florianópolis com as intermunicipais trará vantagens expressivas aos usuários, principalmente pela criação de múltiplas conexões entre origens e destinos das viagens. Ao ser apresentada na forma de mapa digital, a rede com as novas linhas revela visualmente essas possibilidades de percursos criadas pela integração. Assim, o mapa serve para consultas da proposta da rede, sua abrangência e dos itinerários propostos, facilitando a avaliação dos usuários do transporte público. Comentários são muito bem-vindos, pois irão ajudar no aperfeiçoamento do sistema”, afirmou o coordenador do Observatório da Mobilidade Urbana da UFSC Werner Kraus Junior.

A rede integrada de transporte metropolitano abrange Águas Mornas, Antônio Carlos, Biguaçu, Governador Celso Ramos, Palhoça, São José, Santo Amaro da Imperatriz e São Pedro de Alcântara. Pelo Google Maps, o usuário pode acessar as linhas selecionando o município e, em seguida, aproximar o mapa para ver o traçado do itinerário proposto.

Já na plataforma ArcGis, o mapa traz mais detalhes, como os limites geográficos dos municípios e a localização de terminais de integração propostos pelo projeto da Suderf/ UFSC. Para visualizar as linhas de ônibus é necessário clicar em “conteúdo”, depois “rede integrada de transporte coletivo metropolitano” e, por fim, selecionar o trajeto que se deseja. Antes do nome das linhas há uma sigla para o município de origem daquela linha de ônibus.

Os endereços para acessar os mapas são https://goo.gl/NtoFH1 (ArcGis) e o  https://goo.gl/V4HMfH (Google MyMaps). Em caso de dúvida ou sugestão, o e-mail de contato é onibusmetropolitano@gmail.com

A proposta de reestruturação do transporte coletivo metropolitano já foi apresentada nos municípios de São Pedro de Alcântara, Antônio Carlos, Santo Amaro da Imperatriz, Biguaçu, Águas Mornas, São José e Palhoça com participação de moradores, gestores públicos, vereadores e empresários. As próximas apresentações ocorrerão em Governador Celso Ramos e Florianópolis na primeira quinzena de outubro.

Publicidade