Da Assessoria – Para regularizar a fila de espera de exames laboratoriais, a Prefeitura de Biguaçu, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou no mês de outubro um mutirão que segue até 31 de dezembro deste ano para atender aos pedidos solicitados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. O mutirão soma 98.443 exames agendados, atendendo um total de 10.530 pacientes

O valor investido no mutirão é R$ 478 mil e os exames estão sendo realizados pelo Laboratório Continente, prestador de serviços contratado pela Prefeitura. As coletas ocorrem no próprio laboratório e em algumas datas na UBS do bairro Fundos, escolhida pela facilidade de acesso e pela estrutura física. Os exames laboratoriais que estão sendo efetuados constam na relação do Sistema Único de Saúde (SUS).

Publicidade

Os pacientes estão sendo contatados pela unidade de referência a que pertencem para serem informados das datas e horários. Caso o contato por telefone não seja realizado, os mesmos serão visitados por agentes comunitários de saúde que farão o comunicado.

O secretário municipal de Saúde, Dr. Heron Felício Pereira, ressalta “que é importante que os pacientes não faltem aos exames agendados e que mantenham junto às suas unidades de saúde os telefones e endereços atualizados. O objetivo do mutirão é atender ao maior número possível de pacientes que aguardam para a realização de seus exames para regularizar e normalizar a demanda”.

Mais de 10 mil pessoas serão atendidas (Foto: Paulo R. Ferreira/Dicom)

Exames de imagens

O prefeito Ramon Wollinger afirma que já está em planejamento um novo mutirão, desta vez de exames de imagem, incluindo Raio-X, Mamografia, Tomografia, Ressonância, Densitometria e Cintilografia.

“Saúde é uma das prioridades da administração municipal. Quando se trata de saúde não podemos esperar muito tempo, por isso estamos realizando esse mutirão de exames de laboratório e contratando mais exames de imagem, necessários para os diagnósticos médicos dos pacientes atendidos em nossa rede de saúde, que já é destaque na região”, finalizou o prefeito.

Publicidade