A Polícia Civil de Santa Catarina deflagrou hoje (7) a Operação Independência contra a facção criminosa responsável pelos atentados cometidos na última semana contra agentes e instalações de órgãos de segurança pública, sistema prisional e Poder Judiciário.

A operação terminou com 47 presos, dos quais cinco em flagrante por porte de armas e munições. Mais de 300 policiais civis cumpriram 58 mandados de prisão e 42 mandados de busca e apreensão.

A ação, coordenada pela Divisão de Repressão ao Crime Organizado, ocorre nas cidades de Blumenau, Joinville, Florianópolis, Criciúma e Navegantes.

Segundo a Polícia Civil, a Operação Independência faz alusão à data comemorada hoje e à autonomia constitucional da força policial, em suas atividades investigativas e de polícia judiciária.

Ataques

Desde a última quinta-feira (31), ataques criminosos a forças de segurança pública foram registrados em diversas cidades de Santa Catarina.

Prédios públicos, bases da Polícia Militar e delegacias foram atingidos pelos criminosos. Veículos estacionados nos pátios de órgãos de segurança também foram incendiados.