Publicidade

A professora doutora e pesquisadora Simone Keller Füchter, da Estácio e da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) apresentará no final desse mês na Nasa, em Houston (EUA), os resultados das pesquisas que desenvolveu nas áreas de realidade virtual (RV) e realidade aumentada (RA). O objetivo da visita é fazer uma palestra sobre treinamento de técnicos em equipamentos específicos como periféricos de computadores, motores, entre outros. A NASA já utiliza treinamento de astronautas com RV e busca novas técnicas e abordagens para esta prática.

O evento focará principalmente no uso de equipamentos em 3D que são projetados em cima das mesas, uma proposta para que profissionais de diferentes áreas possam ganhar habilidades no manuseio de equipamentos e ferramentas, de forma virtual. Esta é uma forma de diminuir custos de se ter caros equipamentos fisicamente presentes no momento do treinamento e também replicar em grande escala o acesso dos profissionais a estes modelos virtuais, onde muitas vezes ( como é o caso da Nasa), o objetos físicos ainda não estão disponíveis para serem manuseados.

Publicidade

O evento terá como público membros da agência espacial americana e engenheiros do The Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE). A RA é uma tecnologia que cria elementos virtuais 3D ou vídeos e os projeta para o ambiente real em que estamos, com o uso de algum dispositivo como celulares, tablets, datashows, óculos de RV, entre outros.

Simone destaca que já utiliza a tecnologia que é resultado de suas pesquisas, também em sala de aula, por meio de murais virtuais, em que os alunos podem assistir diferentes conteúdos em 3D ou vídeos ao direcionarem o celular para imagens impressas. Outros exemplos de uso prático, segundo a professora, ocorrem em supermercados, que podem transmitir, pelas projeções, todas as informações disponíveis sobre os  produtos aos consumidores ou na arquitetura, área em que a pessoa pode ” entrar ” no projeto pronto e visualizar sua movimentação dentro do ambiente virtual.

Currículo

Simone Keller Füchter é formada em Administração de Empresas pela ESAG/ UDESC e tem MBA pela UDESC/ Universidade Independente de Lisboa. Fez mestrado e doutorado pelo Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas EPS da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC. Atuou como diretora de governança eletrônica no governo catarinense e foi diretora do Centro de Educação à Distância da Estácio de Santa Catarina.  Hoje é professora pesquisadora de Jogos Digitais e Administração na Estácio e professora pesquisadora de Sistemas de Informação na Unisul.

Publicidade