Carol Rech/Isev

No dia 25 de outubro é comemorado o Dia do Dentista e em alusão à data a Secretaria Municipal de Saúde de Biguaçu, em parceria com o Instituto de Saúde e Educação Vida (Isev), realiza a 3ª Semana da Saúde Bucal de Biguaçu, de 23 a 27 de outubro.

Durante toda a semana as cinco equipes de Odontologia da Estratégia Saúde da Família (ESF) acolherão diversas instituições do município, realizando várias ações odontológicas de promoção e prevenção, como orientações e palestras sobre higiene bucal, escovação supervisionada, aplicação de flúor tópico, exames clínicos, encaminhamentos para atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde e para especialidades, prevenção do câncer de boca e assuntos relacionados ao uso de drogas e suas consequências para saúde bucal.

“Serão visitadas diversas instituições como creches e escolas públicas, Instituição de Longa Permanência para Idosos, Casas Lar, Centro de Dependentes Químicos e Centro de Apoio Psicossocial (CAPS). Dessa maneira conseguimos abranger um número considerável de cidadãos do município”, explica o secretário municipal de Saúde, Dr. Heron Felício Pereira.

De 23 a 27 de outubro serão promovidas diversas ações de prevenção (Foto: Isev)

A dentista Giana Brancher, coordenadora da Odontologia da Estratégia Saúde da Família (ESF) explica que “a ação visa transmitir educação em saúde bucal aos munícipes, buscando sempre a prevenção e a promoção de saúde, visando reduzir os tratamentos curativos”. Além das atividades coletivas, serão realizadas palestras para os dentistas e auxiliares odontológicos da rede municipal.

O prefeito Ramon Wollinger ressalta que “manter os cuidados diários preventivos ajudam a evitar que os problemas dentários se tornem mais graves. Devemos ter em mente que a prevenção é sempre a maneira mais eficaz e menos dolorosa de se cuidar da nossa saúde”.