Angelo Mendes/All Press Comunicação Estratégica

O SENAI/SC promoveu na segunda-feira (11) um debate sobre o impacto do ensino de engenharia e de ciências para o desenvolvimento econômico e da sociedade. O evento teve a participação do cientista James Spann da NASA (Agência Espacial Norte Americana) e marcou o lançamento do curso de Engenharia de Controle e Automação, fruto de uma parceria da UNIVALI com o SENAI.

Publicidade

Chefe cientista de uma base da NASA localizada no estado do Alabama, uma das dez situadas nos Estados Unidos, Spann credita às pesquisas e missões da agência espacial o desenvolvimento de tecnologias que hoje beneficiam a indústria e a sociedade. “A NASA foi responsável por diversas inovações, como a bateria de celular, por exemplo, em que procurávamos alocar muita energia num objeto pequeno e compacto, assim como as câmeras utilizadas nos aparelhos telefônicos, dentre inúmeras outras coisas”, explica.

O cientista diz ainda que inovações tecnológicas são em boa parte resultados de estímulos de instituições de ensino aos estudantes. “Os institutos de tecnologia, as faculdades devem sempre estimular o aluno a pensar fora da caixa, pensar diferente”.

Foto: Assessoria

Para Andre Luiz Pierri Mattei, do Instituto Senai de Inovação, o ideal é levar para dentro de sala problemas reais das indústrias para provocar um instinto criativo nos estudantes. “Precisamos fazer uma ponte entre geração de conhecimento nas instituições de ensino e empresas, propor soluções para problemas reais da indústria, buscar novos negócios” afirma.

Coordenador de pós-graduação da UNIVALI, César Albenes Zeferino, destacou o papel de iniciativas como a Lei de Informática, que concede incentivos para empresas do setor de tecnologia que investem em pesquisa e desenvolvimento. Segundo ele, parcerias como a da UNIVALI e SENAI são muito importantes para fomentar a indústria no estado. Tito Schmitt, vice-presidente da Regional Sudeste da FIESC, reforça o discurso. “Temos de dar suporte aos jovens, prepará-los para um mercado muito competitivo. E eventos como este são importantes para mostrar que podemos oferecer as ferramentas necessárias”, finaliza.

O curso de Engenharia de Controle e Automação será ofertado em São José no primeiro semestre de 2018 no campus da UNIVALI no bairro Sertão do Maruim, e também na unidade do SENAI localizada no km 211 da Rodovia BR-101. O ingresso ocorrerá por meio dos processos seletivos organizados pelas Instituições.

Publicidade