Serviço de reabilitação visual da Fundação Catarinense de Educação Especial volta a atender pacientes do SUS

Publicidade

O Serviço de Reabilitação Visual e Adaptação de Prótese Ocular da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) retoma, a partir desta quarta-feira, 2 de agosto, os atendimentos para usuários encaminhados pelo Sistema Único de Saúde, através de convênio firmado com a Secretaria de Estado da Saúde (SES). Os atendimentos estavam interrompidos desde março de 2015 devido à falta de médico oftalmologista. Neste período foram realizados apenas atendimentos de retorno e a usuários que já possuíam laudo médico graças a contratações emergenciais de oftalmologistas por curtos períodos.

O Serviço de Reabilitação Visual e Adaptação de Prótese Ocular da FCEE funciona no campus da instituição, em São José, na Grande Florianópolis, e é composto por uma equipe multidisciplinar, com oftalmologistas especialistas em Baixa Visão, optometrista, assistente social, psicólogo e professores especialistas em Reabilitação Visual, Avaliação Funcional da Visão e Orientação e Mobilidade.

Publicidade

Voltado para pacientes com deficiência visual (cegos e com baixa visão) e com perdas ou atrofia ocular, o serviço passou a atender pacientes do SUS em 2005, quando foi firmado um convênio entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e o Ministério da Saúde. A FCEE passou a ser credenciada como centro de referência em Santa Catarina na área de Reabilitação Visual, realizando atendimento a usuários do SUS de todo o Estado.

Instituído no início década de 1990 através de convênio firmado com a Organização Nacional dos Cegos da Espanha, que possibilitou a capacitação de profissionais em Madri, bem como a aquisição de equipamentos e recursos ópticos especiais para o atendimento as pessoas com baixa visão, o Serviço de Reabilitação Visual da FCEE sempre foi uma referência no Brasil, tendo tornado Santa Catarina um dos pioneiros neste tipo de atendimento.

SERVIÇO:

Serviço de Reabilitação Visual e Adaptação de Prótese Ocular – Fundação Catarinense de Educação Especial (SRV/FCEE)

OBJETIVO: Prestar atendimento ambulatorial aos usuários do SUS, deficientes visuais (cegos e baixa visão) e com perdas ou atrofias oculares que residem no Estado de Santa Catarina e que, mediante avaliação médica, são elegíveis para o tratamento de reabilitação visual e adaptação de prótese ocular.

COMO OCORRE O AGENDAMENTO DO ATENDIMENTO:
O encaminhamento dos usuários ocorre através das Unidades Básicas de Saúde das Secretarias Municipais de Saúde, que encaminham os pacientes para a Gerência Estadual de Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde, que realiza, por sua vez, o processo de agendamento para o atendimento no SRV/FCEE.

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: de segunda à sexta-feira das 07h às 17h
TELEFONE: (48) 3381- 1647
E-MAIL: cap@fcee.sc.gov.br
ENDEREÇO: Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE)
Rua Paulino Pedro Hermes, 2785 – Bairro Nossa Senhora do Rosário – São José (SC)
CEP 88108-900
www.fcee.sc.gov.br

Publicidade