Temperatura no verão será dentro da normalidade em SC

Publicidade

O verão, que começa no Hemisfério Sul na próxima quarta-feira (21), às 08h44, tem previsão de ser um pouco mais seco do que o ano anterior, mas com temperatura dentro da normalidade em Santa Catarina, conforme informou, nesta segunda-feira, a meteorologista Gilsânia Cruz, da Epagri/Ciram. A média das temperaturas mínimas nesse período é de 21ºC, com as medias máximas em 28ºC. O maior calorão já registrado, na Grande Florianópolis, foi de 38,8ºC, em 10 de fevereiro de 1973.

De acordo com a nota, haverá chuva típica de verão mais frequente a partir desta segunda quinzena de dezembro, concentrando-se especialmente no período da tarde e noite, em forma de pancadas passageiras.

Publicidade

Primavera seca e fria

A primavera neste ano de 2016 foi mais seca no Estado. Os temporais com ventania e granizo ocorreram em alguns dias, mas não foram tão frequentes como em anos anteriores. A chuva ficou abaixo da média climatológica na maioria das regiões. Os maiores acumulados foram registrados no Oeste, em torno de 500 mm.

Os vendavais que ocorreram no Litoral Sul, no dia 16/10, e na região da Grande Florianópolis na madrugada do dia 04/12, foram os eventos mais severos da estação.

Com relação à temperatura, a primavera foi ligeiramente mais baixa do que o normal em SC. A mínima ficou quase 2°C abaixo da média climatológica no Planalto Sul. A máxima também ficou abaixo do esperado em todas as regiões e poucos foram os dias de calor (temperatura acima de 30°C) até o momento em boa parte do Estado. O frio tardio previsto pelos meteorologistas da Epagri/Ciram se confirmou especialmente do Planalto ao Litoral, com eventos de geada fraca no Planalto Sul em novembro. A explicação foi a configuração do fenômeno La Niña.

 

Publicidade