Publicidade

O verão de 2017 – que começará no dia 21 de dezembro e com término no dia 20 de março – será de temperaturas altas em Santa Catarina e chuvas abaixo da média, segundo informou, na manhã desta sexta-feira, a Epagri/Ciram.

Der acordo com os meteorologistas do órgão, no trimestre a temperatura estará próxima da média climática no Estado. Os últimos dias de novembro e na primeira quinzena de dezembro a temperatura no período noturno continua baixa em relação ao esperado para a época do ano.

Publicidade

“No verão de 2017, de duas a três ondas de calor devem manter alta a temperatura diurna, por vários dias consecutivos. Massas de ar seco, nos seus primeiros dias de atuação no Sul do Brasil, favorecem maior amplitude térmica diária (diferença entre a temperatura mínima e máxima do dia), com temperatura amena na madrugada e inicio do dia e mais alta à tarde”, informa o boletim.

Chuvas

Até o final da primavera e nos meses de janeiro e fevereiro, a chuva estará abaixo da média climática na maior parte das regiões de SC. O litoral catarinense terá melhor distribuição de chuva, porém, o Litoral Norte pode terminar o trimestre com valores acima do esperado. Nos meses de dezembro e janeiro os volumes mensais de chuva diminuem em relação à primavera e, com a La Ninha, podem ocorrer períodos com menos chuva, ou volumes bem abaixo do esperado.

“Ressalta-se que no verão temporais ocorrem com mais frequência, com maior chance de chuvas acompanhadas de forte atividade elétrica (raios), granizo e vento localizado”, diz a Epagri/Ciram.

Publicidade