O próximo verão – que começa em 21 de dezembro – deve ser marcado por temperaturas acima das médias históricas e pouca chuva em boa parte de Santa Catarina, segundo dados da Epagri/Ciram. Apenas na região da Grande Florianópolis e norte do Estado, a previsão é de chuva mais frequente e os totais podem ficar acima da média. Conforme nota da Epagri, no verão são comuns os temporais com granizo e ventania, e por vezes acumulados significativos de chuva em curto espaço de tempo.

Dezembro marca a transição entre a primavera e verão e a média de chuva no Estado varia de 130 a 170mm, sendo mais frequente na segunda quinzena. Em janeiro e fevereiro, o regime de verão já está estabelecido e a chuva de curta duração ocorre com maior frequência entre a tarde e noite, e por vezes na madrugada. No primeiro bimestre do ano a média mensal é de 180 a 200mm.

Publicidade

Ciclones extratropicais nesta época do ano são menos frequentes, mas quando ocorrem intensificam o vento no litoral e deixam o mar agitado com ressaca e perigo para a navegação no Litoral catarinense.

Temperatura:

A previsão é de temperatura acima da média climatológica, no trimestre. No entanto, na primeira quinzena de dezembro, a temperatura no período noturno continua baixa em relação ao esperado para a época do ano e ainda pode ocorrer à formação de geada fraca nas áreas altas da região. No verão de 2017 pelo menos duas ou três ondas de calor deve manter alta a temperatura, por vários dias consecutivos.

 

 

Publicidade