12º Mutirão de Saúde da Mulher
De 20 a 25 de março, a Secretaria Municipal de Saúde de Biguaçu, em parceria com o Instituto de Saúde e Educação Vida (Isev) Biguaçu, promove atendimentos voltados à saúde da mulher. O ponto alto será no sábado (25/03), quando todas as Unidades Básicas de Saúde do Município estarão abertas das 8h às 12h e das 13h às 17h especialmente para atender mulheres que não podem comparecer à unidade durante a semana.
As unidades estarão disponibilizando exame preventivo de câncer de colo de útero e exame clínico das mamas, bem como a solicitação de mamografias conforme avaliação do enfermeiro ou médico. Essa ação tem o objetivo de promover a prevenção do Câncer de Colo Útero e do Câncer de Mama.
O Mutirão ocorrerá no próximo sábado (25/03) em todas as Unidades Básicas de Saúde do município, a partir das 8h da manhã até o meio dia e das 13h às 17h, visando atender àquelas mulheres que devido à jornada de trabalho, não podem comparecer a unidade básica de saúde em horário normal de funcionamento. As munícipes interessadas em realizar os exames devem procurar a unidade de saúde do seu bairro, com o cartão do SUS e o Cartão Nacional de Saúde.
Saúde da Mulher
O prefeito de Biguaçu, Ramon Wollinger, destaca que “os exames realizados neste dia, são essenciais para a saúde da mulher, sendo a forma mais eficaz de prevenir e detectar precocemente o câncer de colo de útero e de mama. Sendo assim, arrumar tempo para cuidar da saúde não é um luxo e sim uma necessidade”.
O sábado será um dia de atendimento exclusivo à saúde da mulher, com o objetivo de conscientizar e orientar quanto à importância de a mulher cuidar de sua saúde, bem como de prevenir e detectar infecções e alterações nas células do colo do útero, aumentando as chances de recuperação e cura, pois toda mulher merece e tem direito à saúde de qualidade.
A Coordenadora da Atenção Básica, Bárbara Cristine Manoel, explica que “o exame é necessário mesmo que a paciente não esteja apresentando nenhum sintoma, pois toda mulher que tem ou já teve vida sexual, deve submeter-se ao exame preventivo periódico, especialmente as que têm entre 25 e 59 anos. Vale Lembrar que tão importante quanto fazer o exame é pegar o resultado e, se necessário, seguir à risca o tratamento”.
Precauções para realização do exame
Para evitar que o material coletado esteja contaminado ou danificado durante a análise, alguns cuidados são necessários antes da realização do exame: não manter relações sexuais dois dias antes do exame e não usar duchas íntimas, cremes ou medicações vaginais dois dias antes do exame. “O ideal é realizar a coleta até sete dias antes do início da menstruação, ou sete dias após o término do fluxo menstrual”, ressalta Francielly Andrade, Coordenadora de Programas de Saúde.
da Assessoria de Comunicação