2° Mamaço em Biguaçu orienta mães e gestantes sobre a importância da amamentação

Publicidade

Da Assessoria – Muita informação e aprendizado marcaram o 2º Mamaço promovido pela Secretaria Municipal de Saúde na tarde de sexta-feira (3), em Biguaçu. O evento fez parte das atividades da Semana Mundial de Amamentação 2018 (SMAM 2018) que acontece até  terça-feira (7) e tem o objetivo orientar as gestantes e mães sobre as práticas alimentares com o leite materno como base para a sobrevivência, crescimento e desenvolvimento da saúde dos bebês.

A ação aconteceu no Hospital Regional de Biguaçu Helmuth Nass e teve participação da secretária de Saúde, Genivalda Ronconi e do diretor do Hospital, Claudio Marmentini. A convite da Secretaria, gestantes do município de Tijucas também participaram do 2° Mamaço acompanhadas do secretário de Saúde daquele município, Vilson José Porcíncula.

Continua após a publicidade

Durante toda a tarde as participantes do encontro acompanharam palestras, atividades multidisciplinares e oficina de pintura. Na oportunidade, o diretor do Hospital e a secretária de Saúde, apresentaram as instalações da Maternidade de Biguaçu que deve ser inaugurada nas próximas semanas e atenderá a região da Grande Florianópolis.

“Esta ação reforça a importância do aleitamento materno para o desenvolvimento das crianças com até dois anos de vida e como fonte alimentar exclusiva até os seis meses”, destacou a secretária Genivalda.

Segundo informações do Ministério da Saúde, entre as principais dificuldades encontradas no processo de amamentação estão o posicionamento incorreto, insegurança quanto à quantidade de leite produzido, introdução de chupetas e mamadeiras com outros alimentos, a falta de apoio familiar e o retorno ao trabalho. Por isso, o acompanhamento familiar e de profissionais de saúde são fundamentais.

“Quero agradecer o convite da equipe de Biguaçu para participarmos deste evento e juntos discutirmos a importância da amamentação, primeiro vínculo da mãe com seu bebê. Quero parabenizar a administração de Biguaçu pela linda maternidade que atenderá nossa região, uma linda estrutura que merece o carinho e atenção dos nossos governantes para que entre em funcionamento o mais rápido possível”, comentou o secretário de Saúde do município de Tijucas, Vilson.

Para Shaiane Quadros de Oliveira, 27 anos, o 2° Mamaço agregou muito conhecimento para ela que está grávida de 34 semanas. “Aprendi muito nesta tarde, foi um momento único para tirar dúvidas e que vai me ajudar muito quando nascer este que é meu primeiro filho”, comentou.

“Achei uma tarde muito interessante e importante para todas nós gestantes. Esta é minha segunda gravidez, mas é tudo diferente”, falou Taísa Araújo da Rosa, 29 anos, que entrou na 39ª semana e se prepara para o nascimento da Maria Beatriz.

O 2° Mamaço teve apoio das Secretarias Municipais de Educação, Assistência Social e Habitação e Cultura, Esporte, Turismo e Lazer (Secetul). A secretária de Educação, Kátia Roussenq Bichels e a diretora de Ensino, Kátia Bernadeth da Silva prestigiaram as atividades.

Publicidade