O candidato a prefeito Vilmar Astrogildo Tuta de Souza (PSD) não compareceu ao debate organizado pela rádio Joven Pan News Florianópolis na manhã desta segunda-feira (23), no auditório da Univali. Há algumas semanas, a coordenação da campanha dele havia confirmado na sede da emissora que Tuta participaria do confronto de ideias e propostas entre os candidatos, mas não foi e também não deu justificativas.
Tuta está mais de 20 pontos atrás na Pesquisa Vortex divulgada semana passada pelo Jornal Razão, que apontou Salmir com 51%, Tuta 30% e Auri 2%. De acordo com fontes de Biguá News, o resultado da pesquisa foi um balde de água fria na campanha, pois ele acreditava estar mais próximo do líder Salmir. Após a divulgação da Vortex/Jornal Razão, o diretório estadual do PSD fez uma pesquisa de consumo interno para Tuta e o resultado teria sido similar, desanimando o candidato e seu staff.
Historicamente, participar de um debate é uma oportunidade de quem está atrás apresentar alguma novidade aos eleitores com a intenção de virar o jogo e se aproximar de quem está na dianteira.
Porém, na tarde/noite deste domingo (22), o staff da campanha de Tuta debateu profundamente se Tuta deveria ir ao debate. A maioria foi contra, já que ele tem muitos passivos que poderiam ser explorados pelos adversários durante um confronto direto, como é o caso de um debate.
É válido também ressaltar que Tuta faltou a duas entrevistas/sabatinas da rádio Jovem Pan News Florianópolis nesta campanha. A primeira que ele confirmou presença era uma entrevista como pré-candidato, mas não foi, estava marcada para maio. A outra era a sabatina, marcada para este mês de setembro, mas Tuta também não compareceu, perdendo oportunidades de colocar suas ideias para milhares de ouvintes da emissora.
LEIA TAMBÉM:
Pesquisa Vortex tem Salmir na liderança com 51%, Tuta 30% e Auri 2%
Com apenas 7%de indecisos, cenário em Biguaçu caminha para a consolidação