3º Mamaço reúne dezenas de gestantes em Biguaçu

Publicidade

Da Assessoria – O 3º Mamaço, evento promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, reuniu dezenas de gestantes e mães com filhos recém-nascidos na tarde desta quinta-feira (22), em Biguaçu. O evento fez parte das atividades da Semana Mundial de Amamentação 2019 (SMAM 2019) e teve como objetivo orientar sobre as práticas alimentares com o leite materno como base para a sobrevivência, crescimento e desenvolvimento dos bebês.

A ação aconteceu nas dependências do Restaurante Saragaço, localizado no Mercado Público Municipal e contou com a presença do prefeito Ramon Wollinger, do secretário de Saúde, Daniel César da Luz e da superintendente de Saúde, Andréia Coelho. Os trabalhos foram coordenados por profissionais da Saúde que atuam no município.

Continua após a publicidade

Em uma roda de conversa, as participantes debateram sobre a importância do aleitamento materno e tiveram o esclarecimento de dúvidas, mitos e verdades sobre a alimentação. Na sequência foram realizadas oficinas com temáticas voltadas à odontologia, nutrição e educação física e pintura.

 Para o secretário Daniel, “é preciso conscientizar cada vez mais as mamães sobre a importância do aleitamento materno no desenvolvimento do bebê até os dois anos de vida e sobre a exclusividade desse alimento até os seis meses de idade.”

Segundo informações do Ministério da Saúde, várias dificuldades são encontradas no processo de amamentação, entre elas estão o posicionamento incorreto, insegurança quanto à quantidade de leite produzido, introdução de chupetas e mamadeiras com outros alimentos, a falta de apoio familiar e o retorno ao trabalho. Por isso, o acompanhamento familiar e de profissionais de saúde são fundamentais.

“Parabenizo nossa equipe pela organização desse evento tão importante para as gestantes, para as mamães e para os bebês. O leite materno é o alimento mais adequado para a nutrição dos lactantes e para as crianças até dois anos, ajuda a reduzir a mortalidade e fortalece os vínculos entre mães e filhos”, comentou o prefeito Ramon.

Publicidade