A equipe técnica responsável pela reforma e restauração da Igreja de Nossa Senhora da Piedade fez uma visita ao templo católico do Bairro Armação da Piedade, em Governador Celso Ramos, na quarta-feira (6). O objetivo da equipe foi analisar o interior e o entorno da igreja para conclusão do projeto arquitetônico e de acessibilidade.
A equipe formada era formada pela arquiteta Lilian Mendonça, engenheiros Leonardo Bittencourt e Felipe Giovane Gabeline, pela designer e restauradora, especialista em conservação e restauração de Arte Sacra, Laís Soares Pereira Simon, bem como a representante da empresa Allume Arquitetura de Iluminação, a arquiteta e urbanista Vitória Hepp, e a Gestora Cultura, representando a empresa Rede Marketing Cultural, Alexsandra Mendes da Silva, além da presença dos membros da Ação Social Paroquial, o segundo tesoureiro Avelino Dias, o Lino, e o secretário William Wollinger Brenuvida, que acumula a função de historiador da equipe técnica.
Em outubro de 2023, a Ação Social Paroquial de Governador Celso Ramos, entidade pertencente a Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, recebeu aprovação com nota máxima para elaboração de projeto de restauração, conservação preventiva e complementares da Igreja da Armação da Piedade e bens integrados. A entidade foi contemplada com mais de R$ 90 mil pelo Edital Elisabete Anderle de Cultura, valor que contempla a primeira etapa da restauração da igreja, como elaboração de projetos, como hidrossanitário, elétrico, entre outros. O projeto premiado contou com o apoio e a anuência da Prefeitura Municipal, da MITRA Diocesana de Florianópolis, da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), da Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
William Wollinger Brenuvida explica que, com o recurso do Edital Elisabete Anderle de Cultura, será possível concluir a primeira etapa da reforma e restauração da Igreja de Nossa Senhora da Piedade.
“Agora, temos uma equipe de técnicos, com arquitetos e engenheiros, restauradores, e incluir a comunidade neste processo vai garantir que a Igreja tenha um plano de conservação. É uma nova fase para a Armação da Piedade. O mais difícil nós fizemos, a união das entidades, a obtenção dos recursos para o pagamento dos projetos. Daqui pra frente, vamos trabalhar muito para devolver à população o bem mais importante da história e fé da Grande Florianópolis”, disse.