O prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Junior, pediu, aos participantes da primeira reunião plenária de 2016 do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Florianópolis (Comdes), que a instituição ajude a cobrar do Ministério dos Transportes a obra de expansão do trecho da BR-282, conhecida como Via Expressa.
“O Ministério ficou de lançar o edital para construir as terceiras pistas até a próxima sexta-feira, dia 4 de março. Neste momento, temos 98% de certeza de que isto não vai acontecer. Mas o Ministério se comprometeu publicamente, e precisamos de força social para cobrar”, pediu o prefeito.
A reunião aconteceu na segunda-feira (29), na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Florianópolis, e além dos prefeitos da Capital e de São José, Adeliana Dal Pont, reuniu os deputados federais Esperidião Amin e Carmen Zanotto, o deputado estadual Mário Marcondes e representantes de mais de 40 entidades.
O presidente do Comdes, Adriano Carlos Ribeiro, disse que a principal meta neste ano será a elaboração de um Plano Estratégico envolvendo temas de interesse de toda a região, como turismo sustentável, mobilidade urbana, sustentabilidade econômica e governança metropolitana, além de saneamento e resíduos.
Sobre mobilidade, Cesar Souza Junior disse que Florianópolis e São José, depois de muitos anos, “já têm alguns consensos estabelecidos: nós já sabemos o que não fazer.” Como exemplo do que não fazer, ele citou o caso de obras estruturais que não se comunicam entre si, como foi o caso da Beira-mar Continental. “Também estamos de acordo com a aposta no transporte coletivo como uma solução regional, com corredores de ônibus exclusivos”, disse.
As informações são da assessoria.