Três homens morreram no fim da tarde de domingo (27) em Rio do Oeste, no Vale do Itajaí, depois de entrar em uma esterqueira – depósito de estercos – em uma propriedade rural da localidade de Ribeirão Jundiá.
Segundo os bombeiros de Taió, que atenderam a ocorrência, a esterqueira tem comprimento e largura de 1,5 m com profundidade de 2,5 m. Um homem de 27 anos colocou uma escada dentro da esterqueira por volta das 17h30 para fazer manutenção, conforme os militares, e, ao descer, desmaiou e caiu dentro do depósito de dejetos.
O irmão do rapaz, de 19 anos, entrou no local para resgatá-lo e caiu também. Um terceiro homem, de 34 anos, também entrou na esterqueira para tentar retirar os dois irmãos e acabou desmaiando e caindo no esterco.
Mais duas tentativas
Segundo os bombeiros, um homem e uma mulher também tentaram entrar no depósito de estercos para ajudar as vítimas, mas passaram mal e saíram. Para os militares, os desmaios e as mortes foram causados por intoxicação por gases gerados pelos dejetos suínos.
Ao chegar ao local, a equipe de socorristas usou um pedaço de madeira, um gancho e uma corda para retirar as vítimas. O Instituto Geral de Perícia (IGP) foi à localidade e removeu os corpos para a perícia no Instituto Médico Legal (IML) de Itajaí.