O Comando Geral da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) divulgou, na tarde desta segunda-feira (28), o balanço final da Campanha de Prevenção à prática da Farra do Boi, no Quartel do Comando Geral, em Florianópolis. De acordo com os números, houve queda de quase 50% nas ocorrências este ano, em relação a 2015. Em Governador Celso Ramos, houve o registro de 12 farras em 2016.
A PMSC planejou ações, em parcerias com outras instituições, como a campanha educativa, palestras nas escolas, concurso de redação para as crianças e ações policiais pontuais e preventivas, buscando a orientação e diminuição da prática da Farra do Boi no Estado.
O número de ocorrências geradas nas Centrais Regionais de Emergência (CREs-190) da PMSC caiu 46,9%, em comparação ao ano anterior, passando de 226 ocorrências em 2015 para 120 ocorrências neste ano. Essa redução está sendo possível graças ao trabalho de inteligência, prevenção, conscientização e educação realizado pela Polícia Militar.
O número de detidos apresenta queda regular e consistente nos últimos anos, no entanto, o número de bois recolhidos teve um aumento considerável, comparado com o ano anterior. Já o número de ocorrências confirmadas foi de 27: cinco em Bombinhas, seis em Florianópolis, 12 em Governador Celso Ramos, três em Itapema e uma em Porto Belo.
O comandante-geral da PMSC, coronel Paulo Henrique Hemm, enfatiza que durante o período de Páscoa, o número de ocorrências caiu 30,7%, pois entre os dias 02 e 05 de abril de 2015 foram geradas 75 ocorrências, já neste ano, entre os dias 24 e 27 de março, o total de atendimentos caiu para 52.
“Se compararmos somente o período da Páscoa, também percebemos uma redução bastante positiva. Todos esses números mostram que a educação e prevenção são ferramentas fundamentais para a Segurança Pública”, destaca o coronel Paulo Henrique.
As informações são da PM.