A onda de frio chegou ao Sul do Brasil registrando temperaturas negativas no Planalto Sul Catarinense já na noite de quarta-feira (27). A umidade elevada e a temperatura próxima a -1°C deu condições para a precipitação de pequenos flocos de neve, por alguns minutos próximo às 21h, em Urupema e São Joaquim.
“O ar começou a secar, então, a neve caiu em flocos, nas áreas altas de São Joaquim. As temperaturas negativas somadas à umidade são a equação necessária para o registro de neve”, explicou a meteorologista Marilene de Lima.
As temperaturas mínimas em Santa Catarina, na madrugada e amanhecer desta quinta-feira (28), ocorreram no Morro da Igreja (-3,6°C) e em Urupema (-3,2°C). Nessas localidades o vento forte, com intensidade variando entre 60 e 70 km/h, deu sensação de -20°C e -22°C. No Oeste, Meio Oeste e Planalto as temperaturas baixas favoreceram a formação de geada.
O frio segue intenso na sexta-feira, novamente com previsão de mínimas abaixo de zero. O ar polar novamente deixa a madrugada de sexta-feira (29) com temperatura abaixo de zero no Planalto Sul. As temperaturas baixas do Oeste ao Planalto, áreas altas do Vale do Itajaí e Litoral, com temperatura mínima entre 3°C e 0°C mantém a condição de geada.
A figura mostra as regiões do Estado com maior probabilidade de ocorrência de geada forte na sexta-feira. No sábado (30) ainda ocorre geada nas áreas altas do Oeste ao Planalto.
As informações são da Epagri/Ciram.