Secom
Após passar por uma revitalização completa, o Mercado Público de Biguaçu será entregue pela Prefeitura aos comerciantes nesta segunda-feira, dia 30 de maio, às 19h. A inauguração da obra faz parte da programação que marca os 183 anos do município, comemorados no último dia 17. Após a solenidade, haverá show da Banda Dits, a partir das 19h30. Após a entrega, os comerciantes poderão iniciar a organização das instalações internas para o funcionamento do Mercado ao público.
O Mercado Público, que tem 77 anos, é um patrimônio arquitetônico situado no Centro do município, às margens do Rio Biguaçu, na Rua João Pessoa. Foi construído em 1939 pelo então prefeito Alfredo Álvares da Silva e encontrava-se desgastado devido à ação do tempo e à falta de manutenção das características originais do prédio.
Por meio da lei 3.569/2015, de iniciativa da Câmara de Vereadores, foi denominado Mercado Público Municipal Franscisco Wollinger, filho de imigrantes alemães que em 1963 se mudou de Ganchos para Biguaçu. Wollinger empreendeu no prédio do Mercado Público um comércio e restaurante.
Os recursos para a revitalização do Mercado Público foram obtidos através de emenda parlamentar do deputado federal Jorginho Mello, no valor de R$ 269.100,00, no atendimento à solicitação da vereadora Salete Cardoso, em trabalho conjunto com a Secretaria de Cultura, Esportes, Turismo e Lazer (Secetul) e a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplan). A contrapartida do município foi de R$ 67.561,20. As obras de restauro tiveram início em julho de 2015.
O local conta com seis boxes, destinados à comercialização de artesanato e produtos coloniais, além de peixaria e bar/restaurante. A área destinada ao bar/restaurante também possui deck externo, com vista para o Rio Biguaçu. A concessão dos boxes foi realizada através de licitação na modalidade de concorrência, do tipo maior oferta financeira.
O prefeito Ramon destaca que “é com grande emoção que vejo a concretização de mais este compromisso de governo. O Mercado Público Municipal é um patrimônio da cultura de Biguaçu, voltando após a restauração para suas funções originais, o que irá contribuir para o nosso turismo e valorização da área central da cidade”.
Para o secretário Pedro Joaquim Cardoso, “a revitalização do Mercado Público Municipal representa o resgate de um importante momento da história política, social, econômica e cultural da nossa gente e se constitui numa das mais relevantes conquistas culturais do município registradas nos últimos tempos”.