Florianópolis registrou a temperatura mínima de 1,7°C no amanhecer deste sábado (11), segundo informou a meteorologista Gilsânia Cruz, da Epagri/Ciram. Essa é a temperatura mais baixa já registrada no mês de junho na capital, considerando todas as estações meteorológicas da região, e se aproxima do recorde absoluto de 0°C ocorrido no dia 14 de julho do ano 2000.
Mas a mínima ainda poderá cair mais neste fim de semana, pois a previsão, segundo Gilsânia, é que nas madrugadas de domingo e segunda-feira (12 e 13) a temperatura pode ser ainda mais baixa no Litoral, podendo quebrar o recorde absoluto de 0°C.
No período de 11 a 13 de junho, o ar polar mantém o frio intenso em Santa Catarina, com geada generalizada nas áreas altas do Oeste ao Planalto, e isolada nas demais regiões, incluindo o Litoral. A temperatura segue negativa na noite e madrugada nas áreas mais altas do Estado, variando de – 4°C a – 8ºC no Planalto Sul e Norte.
A partir da terça-feira (14), o frio intenso diminui gradativamente.
AVISO DE MAR – No final desta sexta-feira (10) e no sábado (11) a altura de onda aumenta no Litoral de Santa Catarina, com picos de onda de 3,0 a 4,0 m, mais intensos em áreas afastadas da costa. Risco de ressaca no sábado.
As informações são da Epagri/Ciram.