Secom
Educadores, estudantes e público em geral poderão contar com uma nova fonte de informação sobre Biguaçu, Águas Mornas, Antônio Carlos e Governador Celso Ramos.
O site Nossas Raízes, Nossa Luta disponibiliza 36 áudios e 20 vídeos inéditos com moradores e personalidades da região, contabilizando cerca de 27 horas de conteúdo. Também está disponível integralmente o documentário que deu origem ao projeto, dirigido pelo cineasta Carlos Portella Nunes.
Nossas Raízes, Nossa Luta é um registro da história dos antepassados, além dos desafios diários, da garra e luta de todos aqueles que trabalham para preservar a cultura local. Agricultores, educadores e figuras como Salim Miguel e Dalvina de Jesus Siqueira são alguns dos entrevistados. Registros audiovisuais de tradições como a ratoeira, engenho de farinha, candomblé, capoeira, língua hunsrück, cacumbi, boi-de-mamão, carro de boi, crivo e cultura guarani revelam a beleza e a diversidade do povo da região.
Todo o material disponibilizado na plataforma está liberado para download nos parâmetros Creative Commons (uso não-comercial, sem permissão para apropriações) e seus direitos liberados para pesquisa, uso pedagógico e trabalhos acadêmicos.
Contemplado pelo edital estadual Elisabete Anderle, categoria Patrimônio Imaterial, o projeto pretende contribuir para a difusão e preservação da cultura. O lançamento da plataforma é uma realização do Grupo Arcos Pró-Resgate da Memória Histórica, Artística e Cultural de Biguaçu e do projeto Nossas Raízes, Nossa Luta com o apoio da Prefeitura de Biguaçu, através da Secretaria Municipal de Educação.
Acesse: nossasraizesnossaluta.wordpress.com