A tocha olímpica passa pela região Oeste de Santa Catarina neste domingo (3). A primeira cidade a receber a solenidade foi São Lourenço do Oeste. Depois, a tocha seguiu para Chapecó e também passou por Concórdia, para depois seguir para o estado gaúcho.
São Lourenço do Oeste
Em São Lourenço do Oeste, a tocha chegou por volta das 7h30, informou a prefeitura. O percurso, de dois quilômetros, passou pela Rua Nereu Ramos, Avenida Brasil, Rua Aldo Lemos e Rua Coronel Bertaso.
O caminho da chama terminou na Praça da Liberdade, onde foi montado um palco. O destaque de condutor da tocha na cidade foi o jogador de futsal Rafael da Rosa, conhecido como Katata. Ele é natural de São Lourenço do Oeste e atualmente joga na Rússia, segundo a prefeitura.
Por volta das 8h15, a chama olímpica foi encaminhada para Chapecó, distante cerca de 100 quilômetros de São Lourenço do Oeste.
A tocha chegou por volta das 10h25 em Chapecó. Um dos destaques dos condutores foi o José Nivaldo Martins Constante, goleiro do time de futebol Chapecoense. Ele foi o último a levar a tocha.
O encerramento ocorreu na Praça Coronel Bertaso. Por volta de 11h55, o símbolo olímpico seguiu para Concórdia. Entre os condutores de destaque, a enxadrista Tainá Durante e Alexandre Schneider, técnico da equipe feminina de Handebol do muncípio e ex-treinador da Seleção Brasileira.
A tocha continua o percurso no Rio Grande do Sul. O símbolo olímpico retorna a Santa Catarina no dia 9 de julho, pelo Sul catarinense.
Confira outras datas e locais previstos em SC
No dia 9 de julho, a tocha vai passar por Sombrio, Araranguá, Criciúma.
Já no dia 10 de julho, a chama segue do Sul para a Grande Florianópolis, passando por Tubarão, Laguna, Palhoça, São José e a capital.
No dia 12 de julho o trajeto será no litoral até o Vale do Itajaí, em Biguaçu, Balneário Camboriú, Itajaí, Ilhota, Gaspar e Blumenau.
Joinville será a última cidade a receber a tocha em território catarinense, depois de atravessar no dia 13 de julho por Massaranduba, Jaraguá do Sul e São Francisco do Sul.