A Polícia Militar realiza buscas a detentos que fugiram do presídio de Biguaçu, na tarde deste domingo (3). Segundo o Departamento de Administração Prisional (Deap), 13 escaparam. A PM foi acionada às 15h20. Três fugitivos haviam sido recapturados até as 18h, conforme a PM. De acordo com a assessoria de imprensa do Deap, os presos estavam em uma ala que funciona como local de visita e conseguiram ter acesso à rua. O presídio fica no Centro de Biguaçu.
Conforme o Deap, entre os que ganharam as ruas na tarde deste domingo há detentos oriundos dos municípios de Biguaçu, São José, Florianópolis, Imbituba, Lages, Pelotas (RS) e Porto Alegre (RS). Alguns cumpriam pena no regime semiaberto (sai durante o dia para trabalhar e retorna para pernoitar na prisão), outros no regime fechado e alguns eram presos provisórios. Entre os crimes cometidos pelos apenados que fugiram estão tráfico de drogas, furto, receptação e porte ilegal de arma de fogo.
Leia também: Secretaria de Justiça diz que Biguaçu precisa de presídio pois faltam vagas
Novo presídio
O Governo do Estado tem um projeto para a construção da “Vila de Segurança” – com um presídio com mais de 400 vagas. O principal argumento é que o município precisa de um novo local para abrigar reeducandos, pois hão há mais espaço para abrigar aqueles que cometem crimes na Comarca – formada também Governador Celso Ramos e Antônio Carlos.
A precária estrutura que existe hoje tem mais de 150 presos provisórios, sendo considerada ‘superlotada’. A unidade está parcialmente interditada pela Justiça. A Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania ainda argumenta que há cerca de 300 homens e mulheres que cometeram crimes em Biguaçu, que estão detidos em outros presídios catarinenses, por falta de vagas aqui.
O projeto da Vila da Segurança contempla uma unidade prisional com capacidade para 412 presos provisórios. A estrutura também é composta por quartéis da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, Delegacia de Polícia Civil, Instituto Geral de Perícias (IGP) e Departamento Estadual de Trânsito (Detran). A obra será construída com investimento de R$ 24 milhões do Governo do Estado. Já a Prefeitura entrou com doação do terreno de 96 mil m².