Os 12 maiores clubes do Brasil viajarão para Montevidéu, no Uruguai, no próximo dia 19 de julho. O objetivo da viagem será uma reunião para oficializar a Liga Sul-Americana de Clubes.
Palmeiras, São Paulo, Corinthians, Santos, Botafogo, Fluminense, Flamengo, Vasco, Internacional, Grêmio, Atlético-MG e Cruzeiro estarão presentes no lançamento do grupo que terá sede no próprio Uruguai, segundo apurou o UOL Esporte.
O grupo teve algumas discussões em cidades como São Paulo, Buenos Aires e em Assunção e enfrentou dificuldades na hora de entrar em um consenso para a escolha da sede. Depois de até abandonar uma reunião, os brasileiros toparam que o grupo tenha a capital uruguaia como matriz.
Na reunião do dia 19, os brasileiros discutirão os acertos finais para lançamento do estatuto do grupo e fazer o anúncio para a imprensa e para torcedores ao lado de outras importantes equipes como Boca Juniors, River Plate, Nacional, Peñarol e Colo-Colo.
Mesmo antes de ser lançado, o grupo já conseguiu forçar a Conmebol a mudar a relação com os clubes, aumentando a premiação pela participação na Libertadores, por exemplo. Depois de fortalecido, o grupo não descarta substituir de vez a entidade que comanda o futebol sul-americano, assumindo o controle até das competições.
A ideia de formar uma Liga Sul-Americana de Clubes nasceu no momento em que os principais dirigentes do futebol sul-americano, de entidades como a CBF e a AFA (Associação de Futebol Argentino), por exemplo, estavam fracos politicamente por causa dos escândalos de corrupção que atingiram também a Fifa.
FPF CHAMA OS CLUBES PAULISTAS PARA CONVERSA
A FPF (Federação Paulista de Futebol) chamou os quatro grandes do Estado para uma conversa na sede. Dirigentes dos times afirmaram que o assunto Liga Sul-Americana foi tratado no encontro.
Os paulistas se reuniram na última terça-feira (5) em um restaurante em São Paulo para conversar sobre a Liga Sul-Americana e também sobre uma liga nacional de clubes. Em um primeiro momento, eles descartam aderir à Primeira Liga, que, aliás, discute seu calendário na próxima segunda-feira.