Em negociações sigilosas que começaram em outubro do ano passado (conforme esta coluna antecipou), a Igreja Universal ofereceu pagar à Band R$ 500 milhões pela concessão do canal 21 UHF. Isso é apenas metade do que a Band pediu inicialmente, de acordo com o publicado ontem pela coluna Radar, da “Veja”.
As negociações continuam. Em outubro do ano passado, a assessoria da Universal negou a esta coluna que existisse qualquer negociação com a Band.
CRISE
A Band vem negociando venda de ativos nos últimos anos, como forma de controlar suas dívidas –especialmente a dolarizada, que é a maior. Houve corte de custos em todas as áreas, no ano passado foram vendidas antenas de transmissão e foi feito um grande enxugamento nos cargos executivos mais altos (e mais caros).
A recente queda no valor do dólar, porém, ajuda a emissora, que, no momento, não precisa negociar com interessados com a “faca no pescoço”. No ano passado, quando o dólar explodiu, a emissora chegou a admitir dificuldades.
Recentemente, a Band recusou oferta para venda de uma porcentagem da emissora inteira para a Warner (Turner).
Há alguns meses a Warner também tentou comprar canais pagos da Band, como o Bandsports. A emissora também se recusou.
A Banda não comenta assuntos internos. A coluna procurou a assessoria da Igreja Universal e pediu uma nota. Até o momento da publicação desta reportagem, não houve contato. Se a Igreja enviá-la, será incluída neste texto.