Um estudo realizado pelo Detran revelou que caiu o número de habilitações emitidas nos últimos 12 meses em Santa Catarina. Entre 1º de junho de 2015 e 30 de maio de 2016, foram emitidas 120 mil permissões para dirigir entre as categorias A (moto), B (carro) e A e B (moto e carro). No mesmo período do ano anterior, foram emitidas 138 mil carteiras (veja o quadro abaixo). “Observamos que houve uma diminuição na emissão de carteiras nos últimos dois anos, que talvez seja resultado dos reflexos da crise”, disse a gerente de Habilitação de Condutores do Detran/SC, delegada Cláudia Regina Bernardi da Silva.
Para obter a permissão para dirigir, o candidato tem que ter 18 anos para, depois de um ano, conseguir definitivamente a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Para iniciar o processo, o interessado deve procurar um Centro de Formação de Condutores (CFC) ou o Ciretran mais próximo. As etapas necessárias para a emissão da permissão se iniciam com o pagamento das taxas, exame médico e psicológico, aulas teóricas no total de 45 horas e exame teórico. Se a pontuação for suficiente, o candidato recebe um certificado para, então, prosseguir com as aulas práticas. Serão mais 25 horas/aula antes de realizar o teste final. Para a primeira habilitação, o candidato fica restrito apenas às categorias para conduzir carros, motos ou os dois.
“O candidato tem duas opções para retirar sua carteira. Delegar toda a responsabilidade a um CFC ou iniciar o processo por sua conta. Nesse caso, ele deve procurar um Ciretran com jurisdição sobre o município de sua residência, fazer o cadastro, efetuar o pagamentos das taxas, realizar os exames e depois procurar obrigatoriamente um CFC para fazer as aulas teóricas e práticas”, explicou Claudia Regina.
A gerente observa as responsabilidades e orienta o futuro condutor no trânsito. “Tenha consciência que vai estar com outros motoristas, além de pedestres e ciclistas, ou seja, não estará sozinho em uma ilha. Importante agir de modo defensivo e prever a atitude de outras pessoas. Outra dica é ter muita calma na direção”, destacou.
Para requerer a CNH definitiva, o permissionário deve cumprir o requisito básico de não ter, nos últimos 12 meses da validade da permissão, cometido nenhuma infração de natureza gravíssima ou grave, ou mais de uma infração de natureza média. Caso contrário, será necessário refazer todo o processo desde o início.
A CNH tem validade de cinco anos e, para pessoas com idade acima de 65 anos, a validade é de três anos. Terminada a validade, o condutor tem até 30 dias para providenciar a renovação da CNH.
Secom