Para fortalecer a comercialização de hortifrutigranjeiros no Estado, a Centrais de Abastecimento do Estado de Santa Catarina S/A (Ceasa/SC) quer ampliar a unidade em São José. Entre as melhorias constam adequação do pátio, conclusão da canalização do Rio Araújo, sistema de tratamento de resíduos, além da aquisição de equipamentos e maquinário. Na segunda-feira, 12, o presidente e o diretor técnico do Ceasa/SC, Agostinho de Pauli e Albanez de Sá, apresentaram a proposta ao secretário adjunto de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies.
A diretoria do Ceasa/SC irá elaborar um planejamento estratégico, especificando medidas de curto, médio e longo prazo para revitalização da unidade e os investimentos necessários para a reforma. A intenção é consolidar a comercialização de hortifrutigranjeiros, melhorando as condições de trabalho e a estrutura de compras, beneficiando produtores, comerciantes e consumidores. Entre as medidas estudadas estão alternativas para aproveitamento racional das sobras de alimentos para evitar desperdícios e apoiar comunidades carentes.
A Ceasa/SC é uma empresa vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca e funciona como um elo entre o produtor e o consumidor por meio da comercialização atacadista e varejista de pescado, produtos hortifrutigranjeiros, alimentos e insumos orgânicos, produtos ornamentais e de floricultura e artesanais. Em maio, a Centrais de Abastecimento foi responsável pela comercialização de 25.758 toneladas de produtos, gerando uma movimentação financeira que supera os R$ 66 milhões.
Ana Ceron
Assessoria de Imprensa