Uma intensa massa de ar polar foi responsável pela madrugada mais fria do inverno até o momento, nesta segunda-feira (18), com temperatura negativa em várias cidades do Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul, Planalto Norte e até do Alto Vale do Itajaí e região da Grande Florianópolis, onde houve registro de 2,4ºC na estação meteorológica de Carijós, na capital. Em Santo Amaro da Imperatriz fez 3,5ºC; em Tijucas, 4ºC; e em São José, 5,3ºC. Os dados são da Epagri/Ciram, que não mapeia Biguaçu. A temperatura mais baixa foi registrada em Bom Jardim da Serra e Urupema, com -6,4°C e -7,1°C respectivamente.
Na madrugada de terça-feira (19), a temperatura mínima fica negativa (entre -1°C e -6°C) nas áreas altas do Oeste ao Planalto, com formação de geada ampla. No Litoral, mínima entre 2°C e 6°C, com geada isolada. Especialmente para o Litoral, a temperatura mínima prevista é considerada extremamente baixa para a época do ano.
Na madrugada de quarta-feira (20), permanece a condição de temperatura mínima negativa (entre -1°C e -3°C) nas áreas altas do Oeste ao Planalto, com formação de geada.
A massa de ar polar que domina o Sul do Brasil deixa as temperaturas baixas em todas as regiões de Santa Catarina. As temperaturas sobem gradativamente no decorrer da semana.
Com informações da Epgri/Ciram