O primeiro dia das escolas catarinenses na estreia das modalidades coletivas dos Jogos Escolares da Juventude, 12 a 14 anos, neste domingo, 25, em João Pessoa, na Paraíba, teve um aproveitamento de 50%. Dos oito jogos inicias, foram quatro vitórias e quatro derrotas. Venceram o vôlei masculino e feminino, além do basquete e futsal, ambos no feminino. As derrotas vieram no handebol nos dois naipes, o basquete e o futsal masculino.
Entre as vitórias marcantes, destacou-se a do vôlei feminino da Escola Estadual Sara Castelhano Kleinkauf, de Guaraciaba: 2 a 0 diante do Centro Educacional La Salle, de Manaus (AM) com parciais de 25/13 e 25/11.
O time começou meio nervoso em quadra pela estreia, mas depois, após algumas intervenções do treinador Evelton Bóllico, o time se acertou em quadra e conduziu a vitória com tranquilidade.
Vôlei masculino vence
“A equipe conseguiu superar o nervosismo da estreia. E, numa competição como esta, o importante é sair com o pé direito”, enfatizou o treinador. O próximo adversário será a o Colégio Evangélico Alberto Torres, do Rio Grande do Sul. “É um time mais qualificado, pois tem jogadoras acostumadas a jogar o brasileiro de seleções”, alertou Evelton.
No voleibol masculino, os meninos do Colégio Cultura, de Brusque, também construíram uma vitória tranquila diante da Escola Luiz Loeser, do Rio Grande do Sul: 2 a 0, com parciais de 25/10 e 25/14.
O dia também foi de vitória para Santa Catarina com o futsal feminino do Colégio Rogacionista, de Criciúma, que aplicou uma goleada de 5 a 0 para cima da Escola Estadual João Gabo Sobrinho, de São Paulo. Kemeli foi a destaque do jogo com dois gols assinalados, sendo os demais anotados por Ana Paula, Lara e Gaby.
Quem também estreou muito bem foi o atual campeão brasileiro escolar Colégio La Salle Peperi, de São Miguel do Oeste, no basquete feminino. As catarinenses não tomaram conhecimento das paraenses do Colégio Santa Catarina e venceram por 44 a 13, com destaque para a catarinense Alana, que fez 14 pontos sendo a cestinha do jogo.
Handebol, basquete e futsal masculino perdem
Uma das partidas mais emocionantes e equilibradas foi no handebol masculino. O time do Colégio Cônsul Carlos Renaux, de Brusque, perdeu por apenas um gol de diferença para o Ciep Jean Baptiste Debret, do Rio de Janeiro: 16 a 15. Agora o time precisa vencer nesta segunda-feira o Carder, de Pernambuco, para se manter vivo em busca do título.
O handebol feminino da Escola Estadual Claudino Crestani, de Palma Sola, perdeu para o Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, do Rio Grande do Sul, em uma partida muito equilibrada: 24 a 23.
Outro que não teve uma boa estreia foi o basquete masculino do Colégio Bom Jesus Divina Providência, de Jaraguá do Sul, pois foi derrotado de 62 a 48 para Colégio Jesus Cristo Rei, do Espírito Santo. Nesta segunda, os catarinenses pretendem se recuperar com uma vitória diante do SMCE de Madureira, Rio de Janeiro.
O futsal da Escola São Francisco de Assis, de São Lourenço do Oeste, perdeu por 3 a 0 para o IE Colégio e Curso, da Paraíba.
Antônio Prado
Assessoria de Imprensa