Boletim emitido na manhã desta terça-feria (25) pela Epagri/Ciram alerta para a ocorrência de “mar grosso”, ondas com picos de até 5 metros de altura em alto mar e alagamentos na costa catarinense, entre quinta-feira, sexta-feira e sábado (26, 27 e 28).
“O vento de sul intenso e persistente deixa o mar muito agitado a grosso com ondas altas com picos de 3,0 a 5,0 m, trazendo risco para atividades de navegação e pesca no Litoral de SC“, diz trecho da nota.
Na semana passada, um barco pesqueiro com 23 pessoas naufragou a cerca de 80 km de Imbituba, no Sul de Santa Catarina, depois que uma onda “engoliu o barco”, conforme relatou um sobrevivente. Uma pessoa morreu e outras seis ainda estão desaparecidas no mar.
A condição adversa de mar nesta última semana de outubro está associada à intensificação de áreas de baixa pressão formando um ciclone extratropical na quarta-feira, ligado a uma frente fria que avança pelo Sul do Brasil entre quarta e quinta-feira. “O mar agitado a grosso traz risco de ressaca na área costeira catarinense, especialmente ao sul de Itajaí”, pontua o boletim.
Essa condição associada à maré astronômica (amplificada pela lua nova) pode ocasionar alagamentos isolados especialmente nas áreas mais baixas da costa catarinense, tais como: Rod. Diomício Freitas, Centro de Eventos – CentroSul, praias do Sul da Ilha de Santa Catarina, Avenida Atlântica de Balneário Camboriú, Barra Velha, Araranguá, Laguna, Itajaí, Joinville, Tijucas dentre outros. Os alagamentos podem ocorrer até o domingo.
Recomenda-se especial atenção para os horários da Tabela 1.
*Com informações da Epagri/Ciram