O projeto de infraestrutura do BRT (Bus Rapid Transit) na região metropolitana da Grande Florianópolis começará a ser implantado através de faixas exclusivas para ônibus (as da direita), nos bairros barreiros, em São José, e no Estreito, em Florianópolis, segundo dados divulgados ontem (26), pelo superintendente de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis, Cassio Taniguchi.
“O projeto prevê primeiro a implantação de faixas exclusivas, é diferente de pistas exclusivas, ao longo das vias existentes que saem de São José, passam pelo Bairro Estreito e vão até o Centro de Florianópolis utilizando preferencialmente a Ponte Hercílio Luz. De toda maneira, é uma obra mais simples e mais barata também”, comentou Taniguchi.
De acordo com o superintendente, os primeiros trechos do BRT interligando São José via Estreito até o Ticen devem entrar em operação até o final de 2017. As demais etapas de implantação serão sucessivas, até 2021.
Após essa etapa no Estreito, começa a obra da Via Expressa, que é outro ponto de estrangulamento de todo sistema de transporte da região metropolitana e sucessivamente até chegarmos ao anel do Morro da Cruz, com a parceria da prefeitura da Capital”, explicou Taniguchi.
A proposta do BRT é resultado de estudos da empresa TPI, por meio de procedimento de manifestação de interesse (PMI), lançado pelo Governo do Estado em outubro de 2015. A intenção do Poder Executivo é lançar edital para a licitação da implantação, operação, conservação e manutenção da infraestrutura do sistema BRT, por meio de parceria público-privada, na modalidade concessão administrativa.
Está prevista a implantação de 57 quilômetros de vias e de faixas exclusivas para o BRT, 36 estações e quatro terminais de integração, além do sistema de controle operacional, que irá supervisionar toda a operação do BRT, através de um Centro de Controle Operacional. Os investimentos em infraestrutura estão orçados em R$ 1,1 bilhão.
O BRT de 1º nível, que são corredores de ônibus com operação em vias segregadas, estações de embarque e desembarque e sistema de bilhetagem pré-embarcado, terá extensão de 35,5 km. Já o BRT de 2º nível, que opera em faixas exclusivas à direita, terá 22 km e contará com paradas de embarque e desembarque e sistema de bilhetagem embarcado. “O objetivo é priorizar o conforto do passageiro, maior frequência de ônibus e ganho de tempo nos percursos”, diz Cássio.
Todo o projeto foi apresentado nesta quarta-feira (26). A partir de quinta-feira (27), ele estará disponível ao público no site da Secretaria de Estado do Planejamento, pelo período de 30 dias. “O objetivo de divulgar a proposta da infraestrutura do sistema BRT é dar o máximo de transparência ao processo, dirimir dúvidas e receber sugestões”, afirmou Taniguchi.
*Com informações da assessoria