A eleição que irá definir a nova secretária de Educação de Biguaçu ocorrerá na próxima segunda-feira (28), no auditório do Centro Educacional David Crispim Corrêa, que é a sede da Secretaria Municipal de Educação (Semed), das 8h às 20h. Estão concorrendo ao cargo as professoras Ana Lucia da Costa Pimenta Monteiro e Kátia Roussenq Bichels.
A iniciativa é inédita em Santa Catarina. Por meio de voto secreto, os servidores efetivos em exercício nas unidades escolares e na Secretaria vão definir quem comandara a pasta. Conforme a Secom, serão cerca de 300 votantes.
O processo de votação – em cédula de papel – será supervisionado por uma comissão eleitoral, formada por representantes da Semed, Procuradoria Municipal, Sindicato dos Trabalhadores Municipais (Sintramubi) e da Câmara de Vereadores. Para votar, será necessário apresentar documento oficial com foto.
Os currículos das candidatas e os planos de gestão (outro item obrigatório para inscrição) de cada uma foram divulgados previamente para os votantes e comunidade em geral.
Duas professoras candidatam-se a secretária de Educação
Conforme ofício circular da comissão eleitoral trata-se de “um momento ímpar vivido em Biguaçu, onde seus pares irão escolher entre duas candidatas inscritas (…). A democracia se fará com a participação de todos!”.
A apuração dos votos ocorrerá logo após o término da votação e o resultado será divulgado pela comissão eleitoral no hall da Semed. A candidata eleita terá um mandato de quatro anos e fará a transição ainda neste ano, com posse até janeiro de 2017, sendo avaliada após seis meses à frente da pasta.
Rede municipal de ensino
– Cerca de 5.000 alunos matriculados
– Treze Centros de Educação Infantil
– Sete Escolas de Ensino Fundamental
– Quatro Polos de Educação de Jovens e Adultos (EJA)
– Duas creches conveniadas
– Convênio com a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE)
*As informações são da Secom