G1 – Uma tonelada de alimentos do Restaurante Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) precisou ser descartada devido à falta de energia causada por ventos que chegaram a 118 km/h em Florianópolis na madrugada de domingo (4). Entre as estruturas afetadas no campus Trindade estão ainda a biblioteca, o hospital e ginásio do Centro de Desportos. Com o vendaval – que causou estragos em diversos pontos da cidade – a prefeitura decretou situação de emergência.
Conforme a UFSC, a reitoria promoveu uma reunião de emergência na tarde de domingo para avaliar os estragos e organizar os trabalhos de recuperação. No Centro de Desportos, o ginásio da piscina foi destelhado, a biblioteca teve as vidraças quebradas e infiltração de água.
Na moradia estudantil, uma árvore derrubada pelo vento bloqueou parcialmente o portão de acesso. Além disso, outras árvores foram arrancadas em vários pontos do campus. Com a falta de energia por um período longo, o almoço do RU precisou ser cancelado e a instituição estima uma perda de cerca de uma tonelada de alimentos armazenados na câmara fria.
No Hospital Universitário, a queda de energia comprometeu o trabalho das equipes por várias horas, mas pode ser retomado após a estabilização do fornecimento.
De acordo com a UFSC, a reitoria solicitou aos diretores dos centros para que relatem formalmente os estragos em cada unidade nesta segunda-feira (5) para um levantamento preciso dos estragos.
A aplicação do estudo preliminar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) Libras, que havia sido organizado pela UFSC precisou ser cancelada devido a falta de energia. No Centro Sócio Econômico, um toldo também foi destruído pelo vento.
Conforme a UFSC, as obras de recuperação devem iniciar nesta segunda após a contratação de trabalhadores.