Será firmado, nesta terça-feira (17), convênio entre a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para elaboração dos planos de recursos hídricos das bacias hidrográficas dos rios Cubatão, da Madre, Tijucas, Biguaçu e bacias contíguas. A assinatura será às 11h30, na reitoria da UFSC.
“O planejamento na gestão das águas define as melhores alternativas de utilização dos recursos hídricos, de modo a produzir os resultados econômicos, sociais e ambientais favoráveis”, explica o secretário da SDS, Carlos Chiodini.
Para a elaboração dos estudos, serão aplicados R$ 1.955 milhão disponibilizados pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) e que foram descentralizados pela secretaria para a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Santa Catarina (Fapesc) no fim de 2016.
Os planos de bacias definem as diretrizes para o desenvolvimento local e regional, bem como as metas para recuperação, preservação e conservação dos recursos hídricos. A região das bacias hidrográficas dos rios Cubatão, da Madre, Tijucas, Biguaçu e bacias contíguas é a que tem maior densidade demográfica no Estado. As principais atividades econômicas são representadas por pequenas e médias indústrias, turismo, produção de hortaliças e pesca.
Michelle Nunes
Assessoria de Imprensa