O prefeito de Biguaçu, Ramon Wollinger, e o vice-prefeito, Vilson Norberto Alves, receberam, na tarde desta quarta-feira (18), o superintendente da Autopista Litoral Sul, Marcelo Modolo, e o engenheiro Willmar Muller, representante da Salini Impregilo – nova empresa responsável pela execução das obras do contorno viário de Florianópolis. O objetivo do encontro foi aproximar Prefeitura, concessionária da rodovia e empresa executora visando causar o menor impacto possível para a população durante o andamento dos trabalhos.
O contorno viário terá 50 km de extensão e vai desviar o tráfego de longa distância da região metropolitana da Grande Florianópolis. Além de Biguaçu, o traçado passa pelos municípios de Governador Celso Ramos, São José e Palhoça.
Em Biguaçu, o trecho terá cerca de 13 km. Os trabalhos de construção do contorno foram iniciados em abril de 2015 e, segundo Modolo, a previsão é de que a obra seja finalizada em 2019. A empresa Salini Impregilo vai executar o trecho em Biguaçu e parte de São José.
Na oportunidade, Ramon solicitou que tanto a empresa executora quanto a concessionária avisem previamente a comunidade antes das ações de maior impacto, como passagem de caminhões e máquinas pesadas, colocando a estrutura da Prefeitura à disposição para divulgar informações e esclarecimento sobre a obra. “Os moradores da área rural necessitam que as estradas estejam em bom estado para trafegar e também para o escoamento da produção agrícola”, explicou o prefeito.
Obras do Contorno Viário ‘tropeçam’ nas desapropriações
Uma das reclamações dos moradores do interior de Biguaçu com a antiga construtora é que ela não consertava os danos causados pelos caminhões nas estradas vicinais. O engenheiro da Salini Impregilo garante que com eles será diferente. “Todo dano será reparado. Agora iniciaremos um volume maior das obras, que ficam prejudicadas devido ao grande volume de chuvas nesta época do ano. Vamos ter todo o cuidado e transparência com a população”, afirmou Willmar Muller.
Além do prefeito e do vice-prefeito, participaram da reunião os secretários de Planejamento e Gestão Participativa, Matheus Hoffmann Machado, e de Obras, Desenvolvimento Urbano e Transportes, José Valdemar da Silveira, informa a Secom.