Uma iniciativa de estudantes de Administração da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) visa financiar, por um período de um ano, consultas com fisioterapeuta e médico para 32 idosos que moram no Lar dos Velhinhos de Zulma, localizado no Bairro Campinas, em São José, na Grande Florianópolis.
O Projeto Anos Dourados mobiliza 12 estudantes do sétimo termo vespertino e integra a disciplina Gerenciamento de Projetos, ministrada pela professora Alice Carneiro de Castro, no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), seguindo a metodologia desenvolvida desde 2005 pelo professor Leandro Schmitz.
A principal meta dos acadêmicos é viabilizar a visita de um fisioterapeuta três vezes por semana e a ida semanal de um médico ao Lar dos Velhinhos de Zulma.
Para isso, eles pretendem arrecadar cerca de R$ 40 mil com eventos beneficentes e parceria de empresas, organizações e pessoas interessadas em apoiar a causa.
A primeira ação para captação de recursos é a presença de um food truck de crepes e tapiocas nesta terça-feira, 4, no estacionamento da Udesc Esag, com parte da renda revertida para a iniciativa – acesse a página do evento no Facebook.
Além dos eventos beneficentes, a equipe do projeto também planeja promover ações de integração com o público da casa ao longo do semestre.
Sobre a instituição
Fundado em 1967, o Lar dos Velhinhos de Zulma tem como objetivo proporcionar uma vida digna a idosos carentes, que buscam abrigo, conforto e bem-estar. A instituição proporciona atividades recreativas, além de oferecer assistência médica e alimentação adequada aos idosos.
Saiba mais sobre o Projeto Anos Dourados pela página do Facebook.
Desde 2005 alunos de Administração da Udesc Esag participam de iniciativas com fins sociais usando a metodologia desenvolvida pelo professor Schmitz. Nos últimos anos, a abordagem passou a ser replicada também por outros docentes.
Em 2016, o total de projetos concluídos chegou a 52.